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pesquisa folha
09/10/2005
Campanha pelo "Bom Humor" e respeito pelo outro

A H2R Pesquisas Avançadas, realiza o Flash H2R do Comportamento. Este estudo pesquisou em sua última edição o que gera a agressividade entre os cidadãos paulistanos.

Introdução

Este é a conclusão e sugestões do Flash H2R do Comportamento que procura dar uma visão de como anda o compasso violência/tolerância nas ações cotidianas dos paulistanos, principalmente nos relacionamentos pessoais e profissionais.

Primeiro, situamos alguns fatos que marcam o contexto social do momento em que foi feita a pesquisa.

Depois, indicamos como, historicamente, os relacionamentos estão sendo construídos, suas consequências com o contexto atual e alternativas de caminhos para desanuviar o ambiente.


Contexto – A crise política estava se iniciando

- Inicio da crise política

- A CPMI dos Correios estava sendo instalada

- O São Paulo Futebol Clube ganha a Copa Libertadores da América e a torcida do clube SOZINHA depreda casas comerciais e equipamentos públicos na Av. Paulista na cidade de São Paulo.

- A Daslu é invadida pela polícia federal em busca de sonegação fiscal.

- Mais casos envolvendo grandes volumes de dinheiro são expostos e discutidos em público junto com malas e cuecas cheias de dólares e reais.

- A população responde ao Flash H2R do Comportamento com a costumeira boa vontade mas utiliza, pela primeira vez, muitos palavrões nas respostas, conseqüência das próprias perguntas sobre irritabilidade.


M etodologia, Técnica, Universo e Amostra

Nesta pesquisa foi utilizada a metodologia quantitativa, com a aplicação pessoal de questionário semi-estruturado em locais de grande movimentação da região chamada de grande São Paulo

Os dados foram coletados entre os dias 17/junho e 05/julho, junto a 400 homens e mulheres de 14 a 65 anos, pertencentes as classes econômicas A, B, C e D.


Conclusões
A sociedade paulistana vem construindo um formato de relacionamento que apresenta contradições, tolerâncias e violências que precisam ser compreendidas e trabalhadas. Uma incoerência entre se irritar com os outros naquilo mesmo que a própria pessoa faz com os outros. “A gente critica no outro aquilo que a gente faz sem perceber a contradição”

Esta dinâmica vai gerando um ruído e um desconforto que dependendo do contexto por ter consequências inesperadas.Pode-se dizer que, de um modo geral, todos sabem o que “é certo e o que é errado”, o que “é mais solidário e civilizado e o que não é”.

Mas, a questão não está tanto em saber, e até ter como princípios pessoais aquilo que seria mais correto, mais honesto, mais humano.

A questão parece ser o “caldo de cultura” que fica sugerido, ao se analisar os resultados da pesquisa, e que são indicativos de uma sociedade dividida quanto à adoção de princípios éticos, dividida na tolerância para com as transgressões, e com a “paciência” chegando no limite, principalmente nas relações familiares e pessoais.

A população está dividida:
Mensalão- 48% aceitariam- 43% não aceitariam
Pirataria- 52% não se preocupam- 48% se preocupam
Filas - 41% furam- 49% não furam


Está divisão está levando a um estado de irritação em que as pessoas reagem com quem não tem culpa e tem na falta de caráter (mentiras, não cumprimento das promessas, traições e falsidades), falta de educação, falta de respeito, violência, transito, os principais focos de irritação.Isto leva a apenas 28% acreditarem que o Brasil está ficando um país civilizado.

Mas mostra também que existem alternativas de melhoria e elas aparecem nas saudades que muitos (49%) tem de gentilezas como palavras de cumprimento, atitudes de cavalheirismo, etc.



Consequências
Em dias como os de hoje, as conseqüências podem vir na forma de ações conjuntas e sem controle como na comemoração da conquista da taça Libertadores por parte da torcida do São Paulo Futebol Clube depredando a Av. Paulista, individualmente brigando no trânsito ou mesmo atendendo mau as pessoas no trabalho (45% reclamam de destrato) ou destratando quem os está atendendo, como garçons, telefonistas, balconistas, etc. (55% reclamam que foram maltratados quando atendendo).

Os atendimentos das empresas estão bastante vulneráveis neste momento, e mais do que nunca vitais para a fidelidade ou traição dos consumidores.


Alternativas
É possível reverter esta situação no momento atual, tanto em relação às empresas como em relação a sociedade em geral, criando atitudes de prevenção e blindagem.

- Os próprios cidadãos dão os caminhos.

- O respeito ao outro é um caminho vital.

- O desrespeito hoje é geral.

- Hoje temos que não promover a provocação e não aceitar o convite da provocação. Simbolicamente podemos criar um movimento pelo bom humor.
“Não promova o mau humor e não aceite o convite ao mau humor e respeito o outro”.



Simples
Estes são alguns exemplos de atitudes que podem ser adotadas para desanuviar os relacionamentos. Claro que as soluções podem e devem ser mais profundas, mas neste momento adotar estas atitudes já é um grande passo.

- No trato pessoal, respeite da forma como quer ser respeitado.
- No trânsito não feche e ao ser fechado não pare para brigar.
- No elevador cumprimente o outro e de espaço para ele entrar ou sair. Se ele não fizer o mesmo, não faz mal, da próxima vez ele fará.
- Ouça a resposta, quando perguntar alguma coisa a alguém.
- Sorria.
- Não invada o espaço do outro, fisicamente ou não.



As empresas devem cuidar para que o atendimento seja pessoal e humano em qualquer veículo, telefone, internet, pessoal, etc. Para que os atendidos se sintam cuidados e realmente atendidos.

- O atendimento deve ser educado.
- Respeitar o que a pessoa está procurando.
- Respeitar quando a pessoa fala, não cortá-la.
- Não ser invasivo.
- Usar gentilezas como cumprimentos e sorrisos.
- Dar atenção.
- Não forçar.
- Não contar inverdades sobre prazos, qualidades.



As informações são da pesquisa feita pela H2R Pesquisas Avançadas.

   
 
 
 

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