HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

avaliação educacional
12/07/2006

Valorização de seus professores faz cidade ficar em primeiro lugar na Prova Brasil

Priscila Albino

Formação continuada para o educador, esse é um dos indicadores para que a cidade de Campo Grande -capital de Mato Grosso do Sul- tenha conquistado o primeiro lugar nacionalmente em língua portuguesa da pesquisa Prova Brasil, realizada em novembro de 2005 pelo MEC. Ao longo dos anos a gestão municipal vem investindo muito para melhorar os indicadores educacionais. Todos os professores possuem graduação e a prefeitura está custeando curso de Pós- Graduação em Gestão Escolar para 161 diretores e diretores- adjuntos, Curso de Pós- Graduação em matemática para 200 professores e curso de Pós- Graduação para 600 professores de alfabetização.

Com um sistema próprio de avaliação seus indicadores são trabalhados para garantir a melhoria da aprendizagem. A estrutura física das escolas também contribui para uma melhor formação desses alunos, todas possuem quadras cobertas, laboratório de informática e bibliotecas, com toda infra-estrutura necessária para atende-los.

A Prova Brasil foi aplicada nas escolas estaduais e municipais de todo o país, sendo avaliados alunos de 4º e 8º série, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Campo Grande atingiu a média máxima- nacional- em língua portuguesa ficando com 191,15 pontos- alunos de 4º série- e 241,35 pontos- alunos de 8º série-. Seu desempenho em matemática também foi um dos melhores, perdendo apenas para a cidade de Curitiba e obtendo a segunda colocação nessa disciplina.

”Nacionalmente, este resultado significa que estamos no caminho certo, mas que também temos muito a avançar” indaga Maria Cecília Amêndola da Motta, secretária de educação municipal quando questionada da média a nível mundial. O Brasil ainda está muito longe de atingir essa média mundial de educação, mas a cidade de Campo Grande se destaca pela valorização que é dada ao educador. “Essa gestão prioriza a valorização dos recursos humanos, dando possibilidade de todos se aperfeiçoarem e crescerem profissionalmente”, complementa Maria Cecília.


A cidade tem ao todo 85 escolas municipais, sendo 77 na zona urbana e 8 na zona rural, totalizando 77.212 alunos matriculados. Dessas, 19 aderiram ao Programa Escola Aberta do Governo Federal onde aos finais de semana são oferecidos a população cursos de artesanatos, confecções, informática e lazer. Além disso, as decisões são todas compartilhadas com as APMs (Associação de Pais e Mestres) das escolas. Outro diferencial que contribuiu para esse desempenho escolar é a implantação de vários projetos educacionais, estimulando o aluno a expandir seus conhecimentos. A valorização do profissional na formação continuada é o melhor mérito educacional do município.


   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
11/07/2006
Relação professor aluno faz escola se destacar na Prova Brasil
03/07/2006
Estudantes se mobilizão por mais horas de aula
30/06/2006
Veja o desempenho de ações para o desenvolvimento social
27/06/2006
Grupo de jovens artistas transforma rampa antimendigo em "casa"
27/06/2006
Premiações ajudam a "empurrar" voluntários
23/06/2006
Subprefeitura contrata motoboy para identificar problemas na região
22/06/2006
Prefeitura quer museu suspenso no Ibirapuera
22/06/2006
Distritos já têm mapa da violência
19/06/2006
MEC coloca legendas em jogos da Copa para deficientes auditivos
19/06/2006
Governo federal vai instalar bibliotecas em áreas rurais de oito Estados
14 /06/2006
Projeto coordenado pela USP usa telescópios para estimular o ensino de ciências nas escolas