HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Especial Seminário Cidades Sem Muros
12/12/2006
Três pessoas ganham Prêmio Educador Inventor

especial para o GD

"É importante mostrar como a criatividade é capaz de transformar. Os premiados desse ano, conseguiram repensar a educação e promover ações que mudaram escolas e comunidades". Foi assim que o jornalista e fundador da Cidade Escola Aprendiz, Gilberto Dimenstein, anunciou os premiados com o terceiro Educador Inventor durante o Seminário Cidades Sem Muros - construção de comunidades de aprendizagem.

Os premiados foram Padre James Crowe, pelo trabalho desenvolvido no bairro Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, que recebeu o prêmio das mãos do prefeito da Cidade de São Paulo, Gilberto Kassab; Braz Rodrigues Nogueira, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles, recebeu o prêmio do secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider, por seu trabalho que integrou escola e comunidade e Maria de Fátima Borges, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Pezzotti, que recebeu o prêmio do secretário municipal de Parcerias, Netinho, pelos resultados obtidos a partir de parcerias feitas com a comunidade.

Três esculturas diferentes, porém com um mesmo significado foram as peças entregues como prêmio. Construídas pela artista plástica Débora Muszkat, elas representam corpos florescendo. A analogia feita por Muszkat é que "com a educação, a alma e os corpos se tornam mais sensíveis ao mundo e isso é que permite aprender melhor. A idéia foi trazer algo precioso como é o cristal para a coletividade."

"A técnica utilizada para a fundição do cristal é muito antiga e pouquíssimo explorada no Brasil", diz a artista plástica que desenvolve, também, trabalhos de reciclagem, modelagem, colagem e montagem desses materiais com crianças, jovens e idosos carentes no projeto Oficina do Vidro. Para ela, "ensinar essa técnica e tornar possível sua criação e comercialização no Brasil pode tornar o preço das peças mais acessíveis, além de ser uma forte fonte de renda para essas pessoas."

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriore
12/12/2006
Iniciativas transformam a vida de jovens estudantes
12/12/2006
Livro traz experiências de integração escola-comunidade
12/12/2006
Favela de Heliópolis ganha novo projeto educacional
12/12/2006
Kassab integra escola, saúde e esporte em SP
11/12/2006 Conjuntos residenciais aprenderão a reciclar
08/12/2006
Iniciativa pretende formar o torcedor do futuro
07/12/2006 São Paulo vira cidade do Samba
07/12/2006
Cultura embaixo dos pés dos paulistanos
06/12/2006
Vizinho é pra essas coisas
06/12/2006
Jovens conscientizam população a não jogar lixo na rua