HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Especial Seminário Cidades Sem Muros
12/12/2006
Kassab integra escola, saúde e esporte em SP

Karina Costa
especial para o GD

É prioridade para a prefeitura de São Paulo gerir políticas que favoreçam a educação, segundo o prefeito Gilberto Kassab. Integradas numa única ação, as secretarias municipais de governo devem apresentar, nas próximas semanas, um projeto que une educação, saúde e esporte. Aulas de judô, natação, atletismo, cursos de línguas, informática e atendimento a saúde vão fazer parte do cotidiano dos alunos das escolas públicas da cidade.

A idéia é que esses alunos ocupem os espaços dos cerca de 250 clubes e equipamentos esportivos da cidade. Eles deverão fazer pelo menos duas horas semanais de atividades dessa modalidade. Será realizado também um trabalho de identificação de problemas de saúde dos alunos para implementação de uma política preventiva. Os pais também estarão integrados ao processo. A cada trimestre, deverão encaminhar seus filhos aos postos médicos. O programa Ação Família, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, integra o projeto para realizar atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade.

"Com essas atividades, esperamos que os alunos sintam-se estimulados a saírem das ruas e aprendam a conviver nesses espaços como se fosse sua terceira casa", anunciou o prefeito durante o Seminário Cidades Sem Muros - construção de comunidades de aprendizagem, realizado pela Cidade Escola Aprendiz. "A proposta que estamos desenhando tem como referência o modelo de trabalho do Aprendiz, no bairro Vila Madalena e no conceito de Cidades Educadoras," completou o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

As Cidades Educadoras trabalham com o conceito de que a educação não deve ser exclusividade de escolas. A idéia é articular os múltiplos espaços da cidade na tentativa de oferecer formação integral à população. Para o prefeito, não haverá dificuldade para implementar o projeto já que 31% do orçamento municipal é dedicado à educação. "Se resolvermos o problema da educação, tenho certeza de que teremos menos problemas sociais mais tarde," acha.

Favela de Heliópolis ganha novo projeto educacional
Livro traz experiências de integração escola-comunidade
Iniciativas transformam a vida de jovens estudantes
Três pessoas ganham Prêmio Educador Inventor
Bairro-escola ajuda a resolver problemas sociais
Padre é premiado por trabalho no Jardim Ângela
Diretora recebe prêmio por transformar escola

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores:
12/12/2006
Favela de Heliópolis ganha novo projeto educacional
11/12/2006 Conjuntos residenciais aprenderão a reciclar
08/12/2006
Iniciativa pretende formar o torcedor do futuro
07/12/2006 São Paulo vira cidade do Samba
07/12/2006
Cultura embaixo dos pés dos paulistanos
06/12/2006
Vizinho é pra essas coisas
06/12/2006
Jovens conscientizam população a não jogar lixo na rua
06/12/2006
Retirada de outdoor em debate
05/12/2006
Curso gratuito para motoboys
05/12/2006
Deputados mirins criam projetos de lei