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protagonismo juvenil
14/07/2004
Ponto de Encontro estimula intervenção comunitária

Com o objetivo de desenvolver projetos de intervenção comunitária em suas comunidades, jovens e adolescentes que freqüentam os Centros Educacionais Unificados (CEUs), da Prefeitura Municipal de São Paulo, estão participando do Projeto Ponto de Encontro desde o começo de julho. A proposta parte inicialmente da formação dos educadores dos centros, educadores das escolas vizinhas e da comunidade. Os encontros com esses profissionais começaram em abril e vão até dezembro deste ano.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e coordenado pelo Cenpec, o Ponto de Encontro tem três eixos norteadores - Cidadania, Ética e Identidade – que serão trabalhados com os jovens a partir de temas de interesses como sexualidade, família, justiça, trabalho, educação e cidadania.

Um conjunto articulado de oficinas são ministradas no contra-turno das aulas; elas são temáticas; culturais e de elaboração de projetos de intervenção comunitária. “A intenção é propiciar o conhecimento e a consciência dos direitos e responsabilidades, promovendo a compreensão crítica de questões contemporâneas relacionados aos temas”, explica Maria José Reginato, pesquisadora do Cenpec e uma das coordenadoras do projeto.

Outras formas de aprender
A metodologia de ensino do Ponto de Encontro é um dos principais ganhos na opinião dos educadores. “Estou aprendendo uma outra metodologia de trabalho, um conhecimento sistematizado que me dá base para agir. Além disso, está sendo uma novidade para mim porque até então não havia atuado na comunidade. Minha trajetória profissional sempre foi na iniciativa privada”, conta Edilson Grum Jaremciuc, coordenador de Projetos de Esportes do CEU Três Lagos, zona sul da Capital.

Para Edilson, o maior desafio nesse processo, independente dos temas escolhidos, será trazer de fato o adolescente para o centro da roda, seduzi-lo. “Depois disso, o restante será muito mais fácil. Não podemos desistir, só aperfeiçoar.” Rochele Beatriz Sá, produtora cultural do CEU Alvarenga, zona sul de São Paulo, acredita que o projeto aparece como um estímulo para esses jovens. “Vejo o quanto é gratificante para eles serem valorizados. O projeto serve como um grande estímulo porque o que eles menos têm hoje é perspectiva”.

Segundo Vilma Valéria Rocha, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Miguel Vieira Ferreira, próximo ao CEU Cidade Dutra, também da zona sul, essa ação está permitindo que aprofundem os assuntos já conhecidos por eles. “Estamos desenvolvendo nossas ações com mais facilidade já que o formato do projeto – em oficinas temáticas – nos trouxe nova maneira de conduzirmos nosso trabalho. Este conteúdo modulado exige que planejemos nossa ação. Além disso, aponta uma série de caminhos para darmos voz aos jovens - uma dificuldade bastante grande para vários educadores - sem que o ambiente vire uma bagunça.” Vilma lembra ainda que o projeto tem ajudado a articular melhor os demais projetos da escola.

O material também ganha destaque entre os participantes da formação, como Creusa Cândico dos Santos Silva, coordenadora do CEU Três Lagos. “Gostei muito porque ele oferece possibilidades de trabalhar no contra-turno junto com a comunidade, mas também pode ser utilizado nas atividades curriculares com os alunos”. Rochele ressalta também a riqueza de informações que o conteúdo oferece. “Ele traz muitas referências bibliográficas e sugestões de leituras, autores e fontes para que possamos diversificar ainda mais a formação junto os jovens”.

As informações são do site do Cenpec.

   
 
 
 

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