trânsito
02/07/2008

Associações de bairro só elogiam restrição
de caminhões

Todo mundo está acostumado ao barulho de madrugada, alegam


Um dos possíveis efeitos colaterais da restrição de caminhões (na região central da cidade de São Paulo) poderá ser o barulho na madrugada de descarga de mercadorias. Mas, por enquanto, as associações de bairros ainda não enfrentam o problema. Mais do que isso: de tão estressados com a lentidão nos principais corredores de tráfego, os representantes das entidades torcem para que a medida dê certo.

"Estamos dentro da área de restrição e não recebemos nenhuma reclamação de quem se sinta prejudicado pelo barulho. O que deu para sentir até agora é que o trânsito melhorou muito", afirma a presidente da Associação dos Amigos do Jardim das Bandeiras e diretora do Movimento Defenda São Paulo, Lucila Lacreta. "Os carros já colaboram há muitos anos com o trânsito, por meio do rodízio. Agora é a vez dos caminhões. Queremos que a restrição dê certo."

O diretor financeiro da Sociedade dos Amigos e Moradores de Cerqueira César (Samorc), Waltemir Munhoz, diz que a entidade ainda está avaliando os impactos na vizinhança, mas também não recebeu nenhuma reclamação de barulho. "Já dá para sentir melhora no trânsito e, por essa razão, precisamos avaliar os dois lados."

Na região da Lapa, onde vários bairros estão dentro da área de restrição, o Conselho das Sociedades da Região não recebeu queixas. "O importante é que o trânsito está fluindo melhor. Quanto ao barulho na madrugada, todo mundo já está acostumado, seja pelo excesso de carros, seja pelas pessoas que buzinam", observa o presidente José Benedete Morelli.

Heitor Marzagão Tommasini, diretor executivo do Movimento Defenda São Paulo, ainda não se reuniu com as 80 entidades de moradores para discutir o assunto. Mas ressalta que nenhuma entidade se posicionou de forma contrária ou reclamou do barulho. "Não sei se deu tempo de as pessoas fazerem uma avaliação, mas, se não tiver impacto negativo, a tendência é de apoiar a restrição."

Marici Capitelli
O Estado de S.Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
01/07/2008
Software descobre o caráter do candidato
27/06/2008
Trânsito de São Paulo já faz surgir nova profissão
25/06/2008 Identidade italiana volta a ser preservada no Brás
23/06/2008 Festival leva dança às ruas do centro
19/06/2008
São Paulo tem novos museus temáticos
17/06/2008 Primeira terça-feira com fraldas no cinema
17/06/2008 Mercadão incrementa seus projetos de visitas
16/06/2008 Começam os preparativos para Virada Esportiva
13/06/2008 Campeonato de arremesso de celular
13/06/2008
Cantor apresenta “Mameluco Afro Brasileiro”
Mais matérias