esporte
17/09/2007

Futebol de botão ganha destaque no lado “boêmio” da Virada Esportiva

Heitor Augusto

Jorge Farah é jogador há 42 anos. Joga em competições desde 1982 e foi campeão brasileiro em 1997. Já está acostumado a sentir o coração bater mais forte em partidas decisivas. Sempre dá um jeito de conter o nervosismo para dar show em campo, chutando de trivela e chapa.

O esporte ao qual Farah se dedica é o futebol. Mas não o jogado com os pés, e sim com as mãos. O “atleta”, hoje com 50 anos, é craque no futebol de mesa, popularmente conhecido como de botão. O esporte é sério: está organizado em federações – ele é presidente da seção paulista da entidade.

Farah é um dos personagens que vão ilustrar a Virada Esportiva, evento com 24 horas de programação focada no esporte. O futebol de mesa é uma das atrações do evento. Os jogos acontecerão no Beco do Batman, na Vila Madalena.

Serão colocadas quatro mesas profissionais. “Vamos aproveitar o evento para dar visibilidade ao esporte”, explica Farah. Os principais jogadores do futebol de mesa vão fazer partidas de exibição na Virada. Mas quem tiver um time de botão guardado em uma caixinha escondida dentro do armário de quinquilharias pode jogar uma “pelada”. Não haverá competição, apenas encontro de interessados em exercitar a habilidade na palheta (objeto usado para movimentar o botão).

Três regras oficiais
Assim como no futebol de campo, em que a maioria dos brasileiros se considera jogadores, muitas crianças, especialmente os meninos, já jogaram botão. “A brincadeira é muito conhecida, mas o esporte não”, diz Farah, que procura distinguir a brincadeira do esporte.

O esporte tem regras que variam de acordo com a região do país. No Rio Grande do Sul é permitido apenas dar um toque com a palheta no botão. Já em São Paulo, o botonista (jogador) pode tocar até 12 vezes antes de chutar a gol.

É difícil dizer quem foi o criador da brincadeira. “Eu vi um cartaz na Europa falando do futebol de mesa em 1901. Ninguém pode ser o criador de uma idéia como essa, não se sabe qual sua origem de fato”, afirma Farah.

Quem quiser acompanhar notícias sobre as competições, jogadores e equipes do futebol de mesa pode acessar o FuteboldeMesaNews, portal de notícias sobre o esporte. No site há uma lista de lugares, divididos por estados, no qual pode-se jogar.

Na página da Federação Paulista de Futebol de Mesa há todos os regulamentos, além da história dos personagens que difundiram o jogo de botão no Brasil. Entre eles, Geraldo Décourt, que teve a data de seu nascimento, 14 de fevereiro, oficializada como Dia do Botonista.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
14/09/2007
Sacolão em M’Boi Mirim vira centro cultural
13/09/2007
Cultura será debatida para amenizar conflitos
13/09/2007
Projeto da polícia recupera praça e atrai jovens
12/09/2007
Prefeito de NY quer cordialidade para atrair turistas
12/09/2007 Calçadas da Avenida Dr. Arnaldo são repaginadas
11/09/2007 Vitrine que vira ateliê atrai pedestres nos Jardins
09/09/2007 Esporte repete cultura e faz sua "Virada"
06/09/2007 Periferia de São Paulo ganha cinema popular
06/09/2007 Africanos enfrentam dificuldades para estudar no Brasil
06/09/2007 Com novos bares e clubes, rua Augusta atrai grande diversidade de jovens
Mais matérias