cinema
19/09/2007

Querô terá exibição gratuita este sábado na escola Maximiliano

da Redação

O filme Querô (leia resenha abaixo) será exibido este sábado, 22, às 20h, na escola Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, em Pinheiros. A entrada é gratuita.

O Max, como a escola é conhecida, estava abandonada e ameaçada de fechamento. O cenário mudou quando um grupo de alunos e ex-alunos, pais e artistas, entre eles a estudante Greicy Karla de Faria, se mobilizou para dar novo ânimo ao colégio. Na escola, hoje funciona o Teatro da Vila, ocupado pelo Grupo Satyros, que está trabalhando arte com os alunos.

Serviço:
E.E. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos
Sábado, 22, às 21h
Rua Jericó, 256 – Pinheiros
Telefone: 3813 8530

Resenha

O rito de passagem de Jerônimo a Querô

Heitor Augusto

“Fazer esse garoto não foi só atuar, foi poder contar o que acontece em cada esquina onde se encontra um Querô abandonado, cheirando cola e roubando, e que ninguém procura saber porque ele tá ali”. A opinião de Maxwell Nascimento, que interpreta o protagonista Querô, sintetiza o espírito do filme: falar do jovem que não é visto.

A linguagem clara e dura de Plínio Marcos, que em 1976 publicou o romance Querô – Uma Reportagem Maldita, também está no Querô do cinema. O diretor Carlo Cortez trabalhou com jovens que não tinham experiência anterior na dramaturgia.Essa experimentação fez com que o processo de montagem ficasse tão intenso, que o expectador se impressiona com o que os atores conseguem transmitir na tela.

Em alguns momentos, tem ares de documentário, pois versa sobre a história de um menino que representa muitos meninos do Brasil. Aquele tipo “que só berra da geral sem nunca influir no resultado”, diria Plínio Marcos.

Porém, não se restringe a um retrato da realidade. O universo infantil e conturbado de Querô vai para a tela com uma poética rica, cores vivas que se confundem – e que são muito diferentes do dia-a-dia cinza do protagonista e das outras crianças do Porto de Santos, onde a história se passa. A música é uma das chaves para se aproximar do filme: a trilha de André Abujamra parece se apropriar da mente dura de Querô e a devolve em forma de sons para o público.

O menino diz adeus à infância
A interpretação de Maxwell Nascimento, que abocanhou o prêmio de melhor ator nos festivais de cinema de Brasília, Cuiabá e Fortaleza, indica um potencial a ser explorado. É um personagem que tem a rigidez na vida expressa constantemente na face. O rosto está sempre amarrado, carrancudo, como um escudo se defendendo do que há por vir.

A vida pegou o menino pra criar. O resultado disso é um estrago gigantesco no universo infantil do garoto. Sobram resquícios de Jerônimo do Nascimento, nome de batismo. O que predomina é a essência violenta – e violentada – de Querosene (origem do apelido Querô, ganho porque a mãe se matou tomando o componente químico).

Ver o garoto Jerônimo na Febem lembra outros filmes que abordam o sistema carcerário, como Carandiru – ou também Pixote – A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco. Mas, outros paralelos são possíveis, mesmo que sejam estrangeiros.

Michael Jackson, por exemplo, no auge da carreira, causou estardalhaço ao ir para o morro Santa Marta gravar “They Don’t Care About Us” (Eles Não Ligam Pra Gente). A versão americana do clipe se passa no refeitório de uma prisão. A voz é dada aos presos. “Me diga onde estão meus direitos/Sou invisível porque você me ignora”.

Após uma sessão de Querô, essa é uma das sensações que toma conta do espectador. Parece mesmo que ninguém dá a mínima para evitar que o fosso da exclusão só venha a crescer.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
18/09/2007
Virada Zen
18/09/2007
População organiza mudanças em rua abandonada no Bexiga
18/09/2007
Filmes nacionais são exibidos em praças do centro
18/09/2007 Mudos e surdos ganham atenção de estabelecimento do shopping Santa Cruz
17/09/2007 Minhocão ficará 46 horas fechado para colaborar com o Dia Sem Carro
17/09/2007
Futebol de botão ganha destaque no lado “boêmio” da Virada Esportiva
14/09/2007
Sacolão em M’Boi Mirim vira centro cultural
13/09/2007
Cultura será debatida para amenizar conflitos
13/09/2007
Projeto da polícia recupera praça e atrai jovens
12/09/2007
Prefeito de NY quer cordialidade para atrair turistas
Mais matérias