HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

alfabetização solidária
19/05/2004
Unesco dedica prêmio a programa brasileiro

PARIS (AFP) – A associação brasileira Alfabetização Solidária (AlfaSol) foi agraciada ontem com o prêmio Rei Sejong de Alfabetização, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por seu trabalho na educação de adultos. A Unesco considerou que o programa atendeu 4 milhões de pessoas nos últimos sete anos, “usando métodos pedagógicos inovadores, simples e baratos”. A AlfaSol é conhecida por alfabetizar jovens e adultos em apenas seis meses, ao custo de R$ 21 por aluno ao mês.

Os prêmios da Unesco têm como objetivo estimular a luta contra o analfabetismo. A organização, com sede em Paris, destacou que o programa brasileiro foi desenvolvido em benefício de populações urbanas e rurais, incentivando a participação das mulheres em geral e tentando chegar às mais pobres e isoladas.

A AlfaSol, criada em 1997, formou uma rede de ação contra o analfabetismo no Brasil, integrada por milhares de voluntários, organizações não-governamentais (ONGs), instituições de ensino e governo. O objetivo central é instruir educadores, que possam ensinar sua comunidade a ler e a escrever, com a ajuda de empresas e prefeituras.

O modelo foi exportado para outros cinco países: Cabo Verde, Guatemala, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. Com isso, a AlfaSol realiza intercâmbio de estudantes. Professores brasileiros ajudam a formar educadores de outras nações de língua portuquesa.

Além da AlfaSol, um grupo encarregado da alfabetização na província de Qinghai (China) teve reconhecimento semelhante, e a ONG mauriciana L’Edikasyon pu Travayer recebeu o prêmio Associação Internacional de Leitura. Os prêmios Rei Sejong foram criados em 1989. Os premiados recebem 15 mil dólares doados pelo governo da República da Coréia do Sul. A entrega deve acontecer nos países premiados em 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização.

 

As informações são da Gazeta do Povo, de Curitiba-PR.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
19/05/2004 Renda de 85% das famílias brasileiras não chega ao fim do mês
19/05/2004
Emprego formal tem crescimento recorde
19/05/2004
Governo vai criar universidade federal no ABC
19/05/2004 Palocci afasta chance de corrigir IR em 2004
19/05/2004
Mais pressão sobre a conta de energia elétrica
19/05/2004 ONGs cobram ação de Lula para combater exploração
19/05/2004
Brasil tem 26 milhões de sem-dentes
18/05/2004
Lula diz que pode ampliar recrutamento de jovens para as Forças Armadas
18/05/2004 Governo fez pouco para combater exploração sexual infanto-juvenil
18/05/2004
Não existem planos milagrosos para chegar ao crescimento sustentado