.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

ensino superior
28/02/2005
Universidades federais e empresas estatais vão firmar parcerias

Até a segunda quinzena de março, o Fórum das Estatais pela Educação deve aprovar o projeto Interface, que aproxima instituições federais de ensino superior e empresas estatais brasileiras. O projeto, desenvolvido pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), foi apresentado ao Fórum das Estatais pela Educação nesta semana, em Brasília, pela reitora Ana Lúcia Gazzola, presidente da entidade.

A proposta é fortalecer as universidades públicas e, ao mesmo tempo, atender às necessidades das empresas. Agora o fórum discute o formato da implementação do projeto. Segundo a presidente da Andifes, o projeto Interfaces deve trabalhar sobre três eixos.

No primeiro, voltado para a infra-estrutura de pesquisa, o objetivo é financiar laboratórios e equipamentos de pesquisa, melhorar acervo bibliográfico e redes de informação e apoiar experiências de inovação e transferência tecnológica.

O segundo eixo é o de intervenções estruturais para eficientização e acesso, que prevê o financiamento de obras para garantir a acessibilidade aos campi e financiamento de intervenções para maior eficiência no consumo de energia e telefonia.

O terceiro eixo refere-se ao investimento na infra-estrutura para Educação a Distância, através da implantação de pólos regionais, elaboração de material didático, treinamento de professores e tutores e apoio a projetos específicos de educação continuada.

A proposta é que seja criado um fundo financeiro destinado ao programa Interface, cujos recursos seriam distribuídos através de chamadas em editais públicos, com análise de mérito por comissão paritária formada por representantes das Ifes e das estatais.

Fórum das Estatais
O fórum foi criado em setembro passado para discutir a qualidade da educação no país e atua em quatro eixos estratégicos: universidade, pesquisa e inovação; educação profissional; alfabetização e inclusão; qualidade na educação básica.

Dos quatros eixos, apenas a discussão sobre o relacionamento com a universidade ainda não havia sido feita. O fórum, coordenado pelo ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, tem participação de oito ministérios, incluindo o da Educação e Ciência e Tecnologia, além da Andifes e de 21 estatais.

As informações são da Folha Online.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
25/02/2005
Terminais e viadutos viram obra de arte
25/02/2005
Desemprego sobe para 10,2% em janeiro
25/02/2005
ONG que dá bolsas em economia e administração prorroga inscrição
24/02/2005
Dentistas vão atender mil crianças carentes em Brasília
24/02/2005
UNE pede e MEC vai criar ouvidoria para ensino superior
24/02/2005
Desemprego tem alta maior entre os mais escolarizados
24/02/2005
Número de pessoas aptas ao trabalho cresce no país, diz IBGE
24/02/2005
Encontro reúne primeiras-damas e secretários municipais de ação social
23/02/2005
Inadimplência cresce menos no governo Lula