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mais uma alternativa
30 /05/2005

Revista sobre tecnologias de informação e comunicação para inclusão social

Foi lançada no último dia 11 de maio a revista ARede - Tecnologia para a Inclusão Social, primeira publicação da Momento Editorial. A revista, segundo a assessoria de imprensa da editora, é a primeira dedicada ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicações (TICs) em projetos e ações de inclusão social. Ou seja, telecentros, rádios e TVs comunitárias, modelos tecnológicos de baixo custo, políticas públicas, conteúdos educacionais e internet, entre outros temas. "Essa é uma área importante e que não tinha cobertura, as informações sobre o assunto estavam muito dispersas. Existem vários projetos sendo aplicados e muitas vezes, redundantes. É fundamental nesse processo a divulgação dessas ações e dos erros e acertos ", avalia a editora executiva da revista, Verônica Couto.

O objetivo, segundo ela, é apoiar a disseminação de uma cultura tecnológica dentro do movimento social e entre formuladores de políticas, divulgar melhores práticas e experiências bem-sucedidas, e incrementar as discussões sobre apropriação social desses recursos. "Queremos fazer matérias sobre quem está fazendo o quê, onde, como, onde encontrar financiadores, como conseguir apoio etc", explica. Ainda de acordo com Verônica, a idéia é fazer uma ponte entre o terceiro setor, governo, formadores de opinião e as lideranças comunitárias. "Eu diria que se trata de uma revista voltada principalmente aos líderes comunitários que promovem ações em suas comunidades, os locutores de rádios comunitárias, coordenadores de telecentros", completa.

E para chegar a "essa ponta", a editora executiva explica que a participação das ONGs e terceiro setor em geral é essencial. A Momento Editorial, conta com a colaboração, inclusive de repórteres e fotógrafos comunitários que, segunda Verônica, têm um acesso direto e fácil às ações mais isoladas e que também merecem divulgação. "Assim conseguiremos também cobrir projetos interessantes e tão importante quanto os outros de lugares distantes e de difícil acesso para nós", elucida. Ela ressalta, inclusive, que as ONGs que trabalhem com comunicação comunitária e queiram colaborar com a revista, podem entrar em contato para participarem da seção "Repórter Comunitário". Nesta primeira edição, a publicação conta com a matéria "Lan House da Maré vira telecentro", do repórter Cláudio Pereira, do Viva Favela.

A reportagem de capa desta primeira edição e destaque da revista, como lembra Verônica, é o programa Casa Brasil, do governo federal, que prevê a abertura de 90 telecentros em 2005 que também detalha as disputas em torno do projeto PC Conectado (de incentivos fiscais à comercialização de um micro de menor preço), as reações às novas diretrizes dos telecentros paulistanos, e traz entrevista com Cléber Jesus dos Santos, ex-monitor do telecentro da Cidade Tiradentes, bairro da zona leste de São Paulo, que se transformou em programador e está criando sua própria distribuição Linux.

ARede tem seu conteúdo licenciado no modelo Creative Commons, o que permite sua reprodução livre para fins não-comerciais. Gratuita, mensal e com tiragem de cerca de 15 mil exemplares, a revista será distribuída nacionalmente "para um público-alvo inédito, formado por agentes sociais que atuam na ponta das iniciativas de inclusão social e manejam ferramentas tecnológicas: monitores e coordenadores de telecentros ou outros pontos de acesso público à internet com ações voltadas à cidadania, lideranças comunitárias, radialistas e produtores culturais das periferias dos grandes centros, educadores", explica a assessoria de imprensa da Momento Editorial. Além de formadores de opinião, como lembra Verônica, representantes do governo e do Congresso, do terceiro setor, de empresas e entidades comunitárias também fazem parte do mailling da revista.

Integram o conselho editorial da revista representantes do terceiro setor, do governo federal, de empresas e do movimento social. O projeto contou com o patrocínio de grandes empresas como a Telefônica, Brasil Telecom, Promom, Fundação CPQD e Petrobrás. A revista conta também com anunciantes para ser mantida. "Ainda estamos com cotas abertas para o próximo número que deve sair no final deste mês de maio", alerta a editora executiva.

ARede também conta com uma reprodução digital publicada no site www.arede.inf.br, onde o leitor irá encontrar todas as matérias na íntegra, além de link para contato por email e uma extensa lista de links interessantes. "Por enquanto o site é só uma reprodução da revista, mas a idéia é aumentar o espaço de interatividade com o público alvo, além de dar espaço para os próprios líderes comunitários e ONGs publicarem seus artigos", anima-se. Outra idéia, segundo Verônica, é formar justamente uma rede entre as pessoas e organizações que recebem a revista para constante troca de informação.

"Todos os caminhos levam à rede. Ou melhor, todos os caminhos estão na rede - também chamada de internet, mas que repercute para além dos computadores e integra o que já se considera uma Sociedade da Informação. (...) Também por isso, o uso das ferramentas das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC) é capaz de acelerar, como nunca se viu, a inclusão das populações de baixa renda no exercício de seus direitos de cidadãos. (...) São iniciativas empreendidas seja pelo poder público seja pela sociedade civil, fontes de transformação e de uma história, envolvendo comunidades e personagens, que não é contada pelos meios tradicionais de comunicação. Falar sobre esses movimentos, descobrir suas estratégias e melhores práticas, desvendar e trazer a público os seus protagonistas, alimentar esse movimento com informações úteis, discutir as políticas públicas que impulsionam esse processo é o objetivo da revista ARede.", explica a Diretora Editorial e criadora da Momento Editorial, Lia Ribeiro Dias, em texto do editorial deste primeiro número.

Para mais informações, sugestões de pauta, pedido de exemplares, colaboração ou anúncios, entre em contato com a Momento Editorial no telefone (11) 3124-7444 ou pelo e-mail momento@momentoeditorial.com.br


LISANDRA MAIOLI
do site setor3


   
 
 
 

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