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Leia
repercussão da coluna: Ciro
se enrola no teste de inteligência emocional
Dimenstein,
Já
que você tocou no assunto, vamos explorar novamente
a questão do vestibular. "Tá certo",
ninguém gosta de fazer vestibular, na verdade
ninguém gosta de fazer provas e podemos dizer,
ninguém gosta de ser avaliado, a menos que tenha
a certeza de ser bem sucedido, é claro!
Bom,
mas já que você considerou como a "melhor
proposta", fazer um exame tipo ENEM, em cada um
dos três anos do segundo grau, gostaria de ver
respondidas a seguintes questões:
a)
seria um exame único, nacional, válido
para "TODAS" as universidades, públicas
e privadas?
b)
seria o mesmo exame para USP e digamos para a Estácio
de Sá no Rio de Janeiro onde até analfabeto
passa no vestibular ou seria apenas para as faculdades
públicas?
c)
se for somente para as públicas, seria o mesmo
exame, digamos para a Federal do Maranhão e para
a UFRJ, do Rio de Janeiro?
d)
Se for o mesmo para UFMa e para a UFRJ e USP, então
um aluno do Maranhão, que fosse melhor colocado
no exame, teria a opção de escolher onde
cursar, se na USP ou na UFMa ou outra qualquer de acordo
com sua classificação? é justo
não?
e)
Por um raciocínio contrário, um aluno
de São Paulo, que tenha melhor colocação
durante os 3 anos de exames que um estudante do interior,
poderia optar por estudar em qualquer universidade pública,
escolhendo por ordem de classificação?
também é justo não?
f)
Considerando as médias do último 30 anos
de vestibular e as probabilidades em função
da relação candidato-vaga, pode-se esperar
que em média os alunos da universidades, localizadas
vamos dizer, "mais distantes" dos principais
centros de estudo e pesquisa do país, seriam
provavelmente classificados com médias mais baixo
que os dos principais centros, criando uma natural "classificação
nacional de cursos". Pergunta, isto está
claro para os realmente envolvidos, isto é candidatos,
alunos das universidades e professores?
g)
Como seria garantido o controle do, digamos assim, "vazamento
de informação" e outras práticas
comuns, seja na terra dos Marimbondos de Fogo, nas dos
filhos do "você sabe com quem está
falando" ou na dos garotos(as) de BMW e pickups
V8, uma vez que seriam exames nacionais válidos
para todas as universidades do país?
h)
Como seriam os conteúdos das provas, considerando-se
as diferenças de exigências de cursos como
os da USP, Unicamp e UFRJ e etc, em relação
a de outras universidades menos cotadas?
Bom,
estas foram algumas questões que me ocorreram,
como não sou especialista no assunto, talvez
sejam simplistas e sem significado. Porém, muito
provavelmente, os profissionais sérios de ensino
das universidades e colégios do país podem
elaborar muitas outras e melhores, sugiro que manifestem
suas opiniões.
Jorge Fragoso
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