Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 22.01.03

     

 

Leia repercussão da coluna: Lula, vá a Davos

Caro,

Fica realmente difícil entender, por uma simples questão de lógica argumentativa, porque a coluna conclui com o que ela intitula (a não ser que a conclusão sirva apenas para subsidiar o titulo, que parece, então, querer valer-se por si só). Parece que temos aí algo da ordem das palavras de ordem, coisa das velhas cartilhas que alguns moderninhos gaiatos, para mostrar "mudernidade", escarnecem como quem gosta de bater em cachorro morto.

Mas o cachorro está mortinho da silva e eu sinceramente não entendo que "mudernidade" tão passadista é essa que freqüentemente acomete também os "elegantes" articulistas da Folha, ao mesmo tempo que, muitas vezes (e olha que não são poucas!), são os espíritos dos velhos cachorros que baixam neles... como agora.

Dizer que alguém possa "ensinar" aos "donos do mundo" em Davos o que aprendeu em Porto Alegre parece ou de uma ingenuidade atroz ou de um cinismo cheio de soberba, daqueles que parecem dizer "vai lá, meu filho, recitar um versinho para te chamarem de bonitinho". É isso por acaso o que nosso elegante articulista quer dizer com "se mexer" para "mudar o mundo"?...

Realmente, chega QUASE a ser engraçado. Marcar certa posição sim pode ser até uma tática compreensível, mas não dentro dos pré-esquemas discursivos do inimigo. A não ser que agora Porto Alegre queira legitimar Davos... Fora isso, não parece mentalmente sadio dizer que no fundo no fundo não existem territórios opostos. Fora das expectativas recomendáveis de sanidade mental, ou isso é hipocrisia da grossa ou é alguma forma muito devassa de oportunismo (de todos os elegantes, "mudernos" e outros quetais, bem entendido). Se Lula vai a Davos, só pode ir a passeio, para visitar a velha e intragavelmente conservadora Suíça, lugar que, tendo gasto tanto tempo (compreensível) em percorrer o Brasil, Lula não conhece.

Ricardo Antonio

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  O diploma de Lula serve?
  A verdadeira Fome Zero
  Brasil do Dr. Lula
  Rico também passa muita fome
  Decifra-me ou te mato
  Fome de marketing
  A fome de Lula
  Fernando Henrique será reconhecido pela história
  Aprendiz de urbanista
  FHC já ganhou
  Ninguém vai poder reclamar de que não sabia
  Salvos pela mágica
  O problema de Serra se chama Serra
  Quando crescer, vou ser desempregado
  Lula e Serra vão dar um show?
  Os professores Fernando e Fernandinho
  Quem tem de repetir é a escola