Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 24.09.02

     

 

Leia repercussão da coluna: Quando crescer, vou ser desempregado

Caro Gilberto,

Se o desemprego já se tornou um mal tão devastador e presente entre nós, a ponto de invadir o imaginário das crianças, isto nada mais é do que um fruto amargo gerado pelas más sementes que foram plantadas por FHC durante seu primeiro mandato e parte do segundo. A violência e a falta de perspectiva para os mais pobres e mais jovens também se enquadram aí.

Amargamos hoje uma crise econômica que já era previsível que viria, se seguíssemos por muito tempo no caminho que, infelizmente, seguimos por tempo demais. E estas más sementes jogadas ao solo por Fernando Henrique, a que me refiro não são segredo para ninguém, todas tem nome e sobrenome e são bem conhecidas.

Vamos a elas. O que gerou a presente crise econômica e social foi: a irresponsável política de sobrevalorização do Real frente ao Dólar, também conhecida como "populismo cambial", que levou quase à extinção de nossos setores exportadores; a ausência, durante todo o período de governo de FHC, de uma política industrial voltada para o aumento e para a diversificação de nossa pauta de produtos exportados para o exterior; e o absurdo endividamento do Estado, tanto interna quanto externamente, o que manietou gravemente a capacidade deste mesmo Estado de intervir na economia em tempos de crise como este.

É claro que nem tudo é culpa de nosso presidente; a explosão do desemprego e da violência também são gerados pelos ainda altos índices de natalidade entre as maiorias mais pobres de nossa população, o que acaba contribuindo para que esta mesma pobreza se perpetue.

O fim da inflação é um mérito de FHC, não resta dúvida. Também há que se considerar que a situação econômica da maior parte do mundo está ruim, não só a do Brasil; ainda assim, convenhamos, poucos países, ao menos no Ocidente, estão tão ruins como nós. FHC falhou: não preparou o país para os tempos difíceis, que viriam na época em que vivíamos tempos fáceis; e, agora, todos sofremos devido à imprevidência de nosso presidente. É uma pena.

Alex Ricciardi.

<< - >>

 

 
                                                Subir    
 
   ANTERIORES                           - Índice
  Lula e Serra vão dar um show?
  Os professores Fernando e Fernandinho
  Quem tem de repetir é a escola
  Brasil de Deus
  Para Maluf, a culpa é da vítima
  O marketing dos burros
  Maluf prega tolerância zero para adolescentes
  Política de segurança é ineficaz para a inserção social de presidiários
  Ciro se enrola no teste de inteligência emocional
  Ciro Gomes e os "babacas"
  O melhor pilar de Ciro
  O rabino e as prostitutas judias