Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
 


 Dia 06.12.02

     

 

Leia repercussão da coluna: A verdadeira Fome Zero

Caro Jornalista Sr. Gilberto Dimenstein!

Meu nome é Hebron Esdras Maess, sou enfermeiro e hoje coordeno o CBD do Município de Guaratuba, litoral do Paraná, e também já trabalhei no Município de Tunas do Paraná. No segundo acumulava o mesmo cargo acima e também atuava como enfermeiro no Posto de Saúde, como pode ver sempre trabalhei com saúde pública.

Mas quero me reportar a sua matéria. O senhor diz que o novo governo deveria criar uma nova bolsa - a bolsa pré-escola. eu não quero aqui discordar do senhor em hipótese alguma, mas o que vi nos municípios (pelo menos no que trabalhei e onde trabalho) que a realidade é bem diferente. Por exemplo, temos o bolsa alimentação, o bolsa escola, o vale gás, enfim temos implantado vários programas federais e estadual, mas quando chega o dia de receber o benefício, o que vemos na fila do caixa são pais que usam seus filhos como meio de sobrevivência, ou seja, usam seus filhos para que possam pegar este beneficio e usarem num fim que não aquele proposto pelo governo.

Entendo que isso é culpa talvez nossa, mas explico que na triagem das famílias vemos que elas são extremamente carentes, mas não fazem nada por mudar isso. Ou seja, não querem mudar de vidas, e quando saem do programa vem com toda sua força de eleitor nos cobrarem, "por eu sai do programa, e meu vizinho não?". O senhor não acha que o governo junto com o programa, seja ele qual for, deveria implementar um política de reeducação destes pais?

Me explico melhor, quando matricular seu filho na escola, ele também deveria fazer o mesmo, num curso de reciclagem, talvez um curso de algum ofício? algo que ele pudesse aprender ate seu filho sair do programa (em media os programas duram seis meses), ou seja, ele teria um "curso técnico" de artesanato, ou algo que seja matéria prima do município onde ele vive?

Hebron Esdras Maess

 
 
<< - >>
 
   ANTERIORES                           - Índice
  Brasil do Dr. Lula
  Rico também passa muita fome
  Decifra-me ou te mato
  Fome de marketing
  A fome de Lula
  Fernando Henrique será reconhecido pela história
  Aprendiz de urbanista
  FHC já ganhou
  Ninguém vai poder reclamar de que não sabia
  Salvos pela mágica
  O problema de Serra se chama Serra
  Quando crescer, vou ser desempregado
  Lula e Serra vão dar um show?
  Os professores Fernando e Fernandinho
  Quem tem de repetir é a escola
  Brasil de Deus
  Para Maluf, a culpa é da vítima