REFLEXÃO

Envie seu comentário

 
 

RADAR DO MUNDO
28/05/2007

Política ganha mais espaço na internet

  Flavio Carelli

O Citizentube é um novo sistema de página na web que proporciona expansão das fronteiras entre política e comunicação.

O YouTube oficializou um "canal" de vídeos que está no ar desde dezembro de 2006: O Citizentube, no qual o cidadão pode vincular seu vídeo e ter acesso aos de assuntos políticos, sendo assim, visto e ouvido por todos. Ele pretende ser um vlog (blog em vídeo) sobre questões abertamente polêmicas, como meio ambiente, terrorismo, racismo, emprego, imigração e muitos outros. O lançamento deste site torna-se muito interessante porque já começa esquentar a disputa pelas vagas à presidência dos Estados Unidos. Ninguém nega que a internet será um grande palco para esta disputa em 2008.

O site é editado e moderado por Steve Grove, responsável pelas questões de política e notícias no YouTube. O site também possui uma equipe de editores responsáveis em fazer uma seleção dos melhores vídeos antes de enviá-los para o Cite e destacá-los, por exemplo, no blog oficial.

No Brasil a internet já é usada para o cidadão comum se interagir com a política. Os brasileiros cada vez mais estão utilizando a web como meio para obterem conscientização política, mas o número ainda é pequeno. Segundo o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira, menos de 40% da população possui acesso a internet. "Isto ocorre, pois a maioria dos brasileiros não tem condições financeiras para utilizar internet". Para obterem informações políticas muitos usuários acessam sites como blogs, vlogs, e, mais recentemente, comunidades do orkut que são usadas para esses fins por disporem de uma maior interatividade com o indivíduo. Mas, ainda não se pode dizer que a internet proporcionou um aumento da participação política da sociedade, isto ocorre em função de não existirem dados suficientes que possam levar a qualquer conclusão.

Contudo, em muitas partes do Brasil organizações não governamentais como a Cipó vem dando conteúdo e incentivando jovens a se interarem neste mundo. A Cipó tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade igualitária, para o pleno desenvolvimento e a participação de crianças, adolescentes e jovens através da democratização e do uso educativo da comunicação. Eles se utilizam de site para criar e apresentar projetos, além de utilizár a web para movimentação social. Os jovens que atuam na Cipó se envolvem com a política integrando-se na rede nacional, mobilizando-se para conscientizar outros jovens, acompanhando a política do país e elaborando sugestões.
Flavio Carelli, aluno do 2º ano do Colégio Bandeirantes - carelli.flavio@gmail.com

   
Apresentação

O Radar do Mundo é produzido pelo projeto Idade Mídia do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Em uma sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante o todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

 
 
 

ANTERIORES:
21/05/2007  
Movimento gastronômico mobiliza país e muda a vida de estudantes
14/05/2007  Olimpíadas Acadêmicas crescem pelo mundo
07/05/2007  
Líbia e Brasil são berços de projeto piloto em laptop para estudantes
30/04/2007  
Fotografia entra na sala de aula