As
              
 
SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
20/11/2003
Sem feriado, SP realiza feira cultural

A cidade de São Paulo comemora hoje o Dia Nacional da Consciência com atividades culturais. Às 10h, começa a solenidade de instalação do futuro Museu Afro-Brasil, com o acervo do curador e artista plástico Emanuel Araújo, no Pavilhão Manoel da Nóbrega, no parque Ibirapuera.

A Secretaria da Cultura promove das 10h às 22h, na praça da República (região central), uma feira afro-cultural, com dança e atrações como o cantor carioca MV Bill. Outros cantores de rap vão se revezar nas dez horas do evento.

A Companhia Paulista de Trens Urbanos realiza na estação Brás, a partir das 9h, uma edição especial do projeto "Autor na Estação", com a participação de autores de livros sobre a consciência negra. Na estação Guaianazes, haverá apresentação de grupos de capoeira a partir da 17h.

O Dia da Consciência Negra poderá ser feriado municipal em São Paulo em 2004. Um projeto de lei sobre o assunto depende de uma segunda votação na Câmara e de ser posteriormente sancionado pela prefeita Marta Suplicy (PT).

Rio
No Rio, onde o Dia Nacional da Consciência Negra é feriado estadual, as comemorações e homenagens a Zumbi começaram no início da semana, com o lançamento de uma campanha para reduzir a desigualdade racial.

O objetivo da campanha é incentivar ações afirmativas no trabalho, na educação e na cultura. Organizada pelo Ceap (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas) e por grupos do movimento negro, a campanha tem como símbolo a camélia, flor que virou símbolo dos abolicionistas.

Para hoje estão previstos vários eventos, promovidos pela prefeitura e por organizações do movimento negro com o título de "308 Anos Sou Zumbi". O dia começa com uma queima de fogos às 6h, seguida de um desfile cívico com alunos de escolas públicas. Haverá shows de música, espetáculos de teatro e até uma feijoada em homenagem a Zumbi.

No complexo de favelas da Maré, onde vive a maior parte da comunidade angolana no Rio, haverá uma exposição com a participação de artistas angolanos. A programação de eventos vai até domingo. A abertura oficial foi no final da tarde de ontem, com a caminhada "308 Anos Sou Zumbi", no centro. Os restaurantes populares do Estado serviram feijoada ontem para celebrar a data.

 

As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

 
 
 

notícias ANTERIORES
19 /11/2003
Ensino municipal abre 3.931 vagas
14 /11/2003 Tietê voltará à vida, mas jamais será a “praia”do paulistano
13 /11/2003 Falta de professores faz alunos da rede municipal ficarem sem aula
13 /11/2003 Marta cancela licitação de parquímetros
13 /11/2003 Entidades criticam planos diretores
13 /11/2003 Brooklin e Morumbi têm obras de ampliação de rede de esgoto
12 /11/2003 Faculdades que oferecem bolsas pagarão menos ISS
12 /11/2003 Hotéis de luxo dão impulso ao processo de recuperação do Centro
12 /11/2003 Telecentro no Largo do Arouche é barrado
07/11/2003 PM aumenta número de soldados que multarão em SP