SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
04/02/2004
Marta e Alckmin se eximem de culpa

Durante visitas feitas ontem a locais atingidos pela chuva de segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin e a prefeita Marta Suplicy se eximiram de responsabilidade pelas enchentes. Cada um disse que faz o seu dever. Acabou ficando com a natureza a culpa pelo transbordamento dos córregos. “Estamos trabalhando no rebaixamento da calha do Rio Tietê e construindo piscinões”, afirmou Alckmin, ao inspecionar a estação Tatuapé do Metrô, que foi destelhada.

Ao visitar a região do córrego do Pirajussara, a mais castigada na segunda, Marta culpou São Pedro. “As chuvas foram muito além do que São Paulo recebeu nos últimos 25 anos. Em 1h30 choveu o equivalente a oito dias e aí não tem milagre que se possa fazer”, comentou, referindo-se à enchente de sexta-feira na Vila Prudente. Ela pediu ajuda à população para doar roupas e mantimentos aos desabrigados da chuva.

“Choveu demais e de forma atípica na segunda”, completou o secretário de Infra-Estrutura Urbana, Roberto Bortolotto. Ele negou a falta de investimentos na canalização de córregos e construção de piscinões. O município, diz, investe por ano R$ 130 milhões na área. Estado e Prefeitura constroem em parceria piscinão na região do Pirajussara.

O meteorologista Leandro Della Vedova, da Climatempo, disse que pancadas de chuva são comuns no verão. São Paulo é uma “ilha de calor” que favorece a formação de nuvens carregadas. “O volume de água foi grande, mas é um evento típico desta época”, afirmou.

Marta criticou os ex-prefeitos Paulo Maluf e Celso Pitta. “Em dois anos e meio, construímos sete piscinões, enquanto em oito anos Maluf e Pitta construíram também sete. Aqui (no Pirajussara), precisaríamos de nove piscinões, estamos fazendo dois e vamos ver se conseguimos recursos para fazer mais dois ou três.”

As informações são do Diário de S. Paulo.

 
 
 

notícias ANTERIORES
04 /02/2004
Leptospirose é perigo na cidade
03 /02/2004
Enchente atinge até o Morumbi e pára metrô
03 /02/2004
Marta privilegia gastos com CEUs
03 /02/2004
Marta propõe em reunião de ONG distribuição grátis de microbicida
03 /02/2004
Viação perde contrato por não renovar frota
03 /02/2004
Interrupção do metrô prejudica 200 mil
02 /02/2004
Hortas urbanas beneficiam 37 famílias carentes na zona leste
02 /02/2004
Vereadores podem ter férias julho cortadas
02 /02/2004
Sem verde, Mooca é vanguarda ambiental