SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

intervenção urbana
22/06/2004
Curso forma diretores de arte para melhorar São Paulo

Veridiana Novaes

Alguém já pensou que a paisagem de São Paulo pode ter diretores de arte? Pois bem, o artista plástico Rui Amaral teve a idéia de ministrar aulas para pessoas que têm interesse de intervir no visual urbano da cidade. Com o apoio do Senac e da Subprefeitura Lapa, o artista começou, em junho deste ano, um projeto que consiste em formar jovens e adultos em arte urbana.

O objetivo do projeto "graffiti.org.br / murais " é desenvolver o universo e a visão dos alunos por meio de oficinas de grafite-murais, vídeos interativos para web e websites. Depois, registrar o processo e o resultado das ações promovidas que, a princípio, serão fazer projetos para a intervir no visual externo da biblioteca Clarice Lispector, no bairro da Lapa. “A prefeitura vai preparar a parede e nós vamos pintar. Ao final do curso, de 40 horas divididas em 10 sábados, teremos pintado 800 m²”, ressalta Amaral.

Conforme o supervisor de cultura da Subprefeitura Lapa, Paulo Cauhy Junior, o projeto tem um grande diferencial a partir do momento que o aluno é ensinado a pensar no trabalho a ser feito no contexto urbano.

Atualmente, o curso é oferecido no Senac da Lapa, mas a idéia é inseri-lo em outras unidades da instituição. “Não pretendemos ficar presos na Lapa. Queremos levar a arte para toda São Paulo. O intuito é fazer parceria com outras subprefeituras e desmistificar o grafite como uma prática marginal ”, diz o coordenador da área de artes plásticas do Senac da Lapa, Jonny Goya.

Para participar do curso, é preciso fazer uma entrevista e pagar uma taxa. Entretanto, o intuito do artista plástico é estender essa oportunidade para pessoas que não podem pagar o preço do curso. “O projeto vai se moldando ao longo do tempo e, com certeza, vamos batalhar para que haja bolsas”, comenta Rui Amaral.

Segundo o artista, já faz tempo que ele está tentando viabilizar o projeto, mas só agora a idéia se tornou viável. O Senac oferece toda a instalação e a Suvinil patrocina o projeto, cedendo as tintas. Além de grafite, o projeto envolve concepções paisagísticas e arte em geral. “A degradação ambiental urbana incomoda e é visível a todos. Por meio da arte, o cidadão que participar deste projeto terá um novo olhar para o meio urbano, contribuindo com uma experiência prática e artística de transformação do meio”.

 
 
 

notícias ANTERIOREs
21/06/2004 Jardim Brasil não está entre os mais carentes
15/06/2004
Alunos de escola pública fazem passeata por seus direitos
15/06/2004
Muro será transformado em mostra de arte pública
14/06/2004
Marta entregará 25% das bases previstas
14/06/2004
Programa de construção teve verba reduzida
09/06/2004
Corte de árvores vira batalha judicial
0 7/06/2004
Marta inaugura 3ª escola em aldeia indígena
07/06/2004
Lazer na Paulista interditada atrai 25 mil em SP
04/06/2004
Vila Madalena realiza torneio de futsal para a comunidade
04/06/2004
Parque infantil promove encontro sobre saúde para educadores