SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

exposição a céu aberto
29/11/2004
Artistas se unem para popularizar a arte

Veridiana Novaes

Entre os dias 12 e 21 deste mês, um grupo de artistas decidiu intervir com arte na paisagem de São Paulo. A Experiência Imersiva Ambiental (EIA) teve o intuito de democratizar a arte para a população paulistana que não tem contato com a cultura artística.

Dentre os trabalhos realizados, os artistas construíram uma casa da árvore em uma praça. Também foi montada uma grande estrutura de televisão no Largo da Batata, em Pinheiros, e estendida uma bandeira branca na Praça da República, centro, onde as pessoas tinham a oportunidade de deixar a marca de sua mão no pano vazio. “Foi bem surpreendente, as pessoas se envolveram e mostraram que querem um país melhor”, comenta uma das coordenadoras do projeto Floriana Breyer.

Os cinqüenta projetos artísticos foram feitos por artistas de todo o país e projetados de acordo com o espaço onde os trabalhos iriam ser colocados. Ao longo da semana, oito pessoas ficaram encarregadas de instalá-los pela cidade.

”Um evento desses é algo inusitado. Geralmente a arte fica dentro de um circuito fechado. O nosso objetivo é que todo ano, nas cidades mais importantes do país, seja feita uma manifestação cultural como essa mensalmente”,acrescenta Floriana.

Em maio deste ano, pelos mesmos organizadores do EIA, foi feita uma semana de intervenções urbanas em Salvador. A artista Gissella Hishe ressalta que na capital baiana, as intervenções foram voltadas para as artes visuais. Entretanto, na EIA, qualquer tipo de manifestação artística foi aceita. “Desde artes visuais até teatro, poderia ser feito. Queríamos sensibilizar os paulistanos para um olhar que eles não estão acostumados”, comenta.

Para concretizar a EIA, os artistas não tiveram apoio e pretendem todo ano realizar a experiência. “A obra só é obra com os intérpretes, e cada vez mais o público interage com a arte e reflete sobre as manifestações. Por isso, a nossa iniciativa deu certo”, finaliza um dos participantes da EIA, Konstantin Gerber.

 
 
 

notícias ANTERIOREs:
26/11/2004 Prefeitura tira R$ 65 mi de projetos para pagar União
26/11/2004
Histórias de quem refaz o Tietê
25/11/2004
Biblioteca no Metrô:o livro como companheiro de viagem
23/11/2004
Área social perde R$ 52 mi para previdência
23/11/2004
Morador da capital é mais feliz do que o do interior de SP, diz pesquisa
22/11/2004
Arquiteto cria centro cultural em favela
22/11/2004
Alckmin critica sujeira e diz que faltam lixeiras em parque do Tietê
18/11/2004 Esforço concentrado aprova leis inusitadas
16/11/2004 CEU deveria virar clube para pobres, sugere antropóloga
10/11/2004 Cartão do Metropass será gratuito