SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

aula diferente
31 /05/2004
Cuidado com os animais é tema de sala de aula em SP

Veridiana Novaes

Criança e adolescentes aprendem sobre posse responsável de animais e outros temas ambientais nas salas de aula de escolas públicas e particulares da capital paulista. A iniciativa entrou em ação em 2002 com o Projeto Para Viver de Bem com os Bichos (PVBB), criado pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).

O PVBB é, na verdade, a parte educativa do Programa Saúde do Animal (PSA). “A prefeitura encontrou uma forma para organizar e efetivar os projetos relacionados ao abandono e a superpopulação de animais em São Paulo”, relata a coordenadora do projeto Marly Ramos.

Segundo ela, o PVBB tem como objetivo desenvolver um trabalho de educação destinado aos alunos do ensino médio e fundamental “É através de projetos educacionais em escolas, campanhas efetivas contra o abandono e incentivo a adoção que pretendemos amenizar a situação do bicho na cidade.”

Os profissionais do CCZ capacitam, por meio de cursos com 30 horas de duração, representantes das escolas inscritas sobre posse responsável, prevenção de doenças relacionas a animais e preocupação ecológica.

Segundo a educadora do CCZ Osleny Viaro, o projeto é um veículo para trabalhar a cidadania. “Não é só ensinar a cuidar do animal. Quem cuida de seu bicho com responsabilidade, tem uma postura de cidadão.”

Escolas como a Escola Municipal Dilermando Dias dos Santos adota o projeto há três anos. A coordenadora pedagógica da escola, Wander Mary Pereira, acredita que o trabalho tem incentivado as crianças a terem mais consciência ambiental e amor ao animal de estimação. “É como aquela frase do Albert Scweitzer: Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.”

Em dois anos de projeto, 422 mil crianças dos ensinos infantil e fundamental foram atendidas pelo PVBB. Entretanto, escolas da rede estadual e particular entraram no roteiro do projeto apenas este ano. Antes eram apenas escolas municipais.”O importante é que a semente seja plantada e o objetivo atingido”, aponta Wander.


Mais informações no Centro de Controle de Zoonozes: (11) 6224-5566.

 
 
 

notícias ANTERIOREs
28/05/2004 População briga contra instalação de antenas de celular
27/05/2004
Praça da Liberdade ganhará obra de Ruy Ohtake
27/05/2004
Moradores se mobilizam para preservação do Parque do Piqueri
26/05/2004
Técnicos apostam em "ônibus-metrô" para SP
26/05/2004
SP pretende vacinar 3,1 milhões de crianças contra paralisia
25/05/2004
Prédio alugado em 2003 por R$ 15 mil continua vazio
25/05/2004
Empresas já reduzem valor do vale-transporte em SP
24/05/2004
Ampliação vai ter de desalojar 5.300 famílias em SP
24/05/2004
Prefeitura de SP descumpre lei da transparência