SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

urbanismo
27 /05/2004
Praça da Liberdade ganhará obra de Ruy Ohtake

Vanessa Sayuri Nakasato

A Praça da Liberdade, que será reformada nos próximos meses, receberá projeto paisagístico do arquiteto Ruy Ohtake. Inspirado nos temas solidariedade, igualdade, liberdade e orgulho, o desenho prevê a retirada da torre de ventilação do metrô e, no lugar dela, uma escultura de traços retos, que reforça a presença da cultura oriental na região.

Placas e entrelaçamentos coloridos simbolizarão a solidariedade. A igualdade será representada em dois grupos de placas, bem ao centro da escultura. Como a distância entre elas permitirá o fluxo de pessoas, as placas trarão o conceito de liberdade. A força do conjunto mostrará o orgulho. “Será uma obra de baixo custo, simples, mas parecerá gigantesca”, afirma o vereador William Woo (PSDB), idealizador da reforma.

Além da obra principal, o projeto também propõe o plantio de 30 árvores bonsai gigante, com altura média de 3,5 metros, um piso uniforme em toda praça, uma fonte e espelho d´água e um conjunto de bancos. Um local para eventos, acessibilidade para portadores de deficiência física e sanitários públicos completam o desenho.

Segundo o vereador, com a retirada da torre e o planejamento feito por Ohtake aumentará o espaço para as tradicionais feiras, campeonatos e festas orientais. Conseqüentemente, o turismo do bairro.

“O projeto doado por Ohtake é um presente. Lutamos durante meses para conseguirmos tirar a torre do meio da praça e implantarmos um sistema moderno.

Mobilizamos toda a comunidade local, brigamos com os órgãos competentes e, finalizar a batalha com um projeto do Ruy, é uma vitória.”
Conforme Ohtake, São Paulo ganhará uma praça original, com conteúdo forte e expressão contemporânea.

O dinheiro de execução da reforma já está previsto no orçamento municipal, aprovado no ano passado. Ao ser iniciada, a revitalização demorará cerca de 90 dias e o arquiteto acompanhará tudo pessoalmente.

Agora, o projeto será encaminhado para a presidência do Metrô, para a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e para a prefeitura, para que possa ser viabilizado.

 
 
 

notícias ANTERIOREs
27/05/2004 Moradores se mobilizam para preservação do Parque do Piqueri
26/05/2004
Técnicos apostam em "ônibus-metrô" para SP
26/05/2004
SP pretende vacinar 3,1 milhões de crianças contra paralisia
25/05/2004
Prédio alugado em 2003 por R$ 15 mil continua vazio
25/05/2004
Empresas já reduzem valor do vale-transporte em SP
24/05/2004
Ampliação vai ter de desalojar 5.300 famílias em SP
24/05/2004
Prefeitura de SP descumpre lei da transparência
21/05/2004
Prefeitura de SP sabe de desvios no lixo há 3 anos
21/05/2004
Entulho da Rebouças afeta rio Pinheiros