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Dia 30.04.00

 

 

Dossiê traça panorama do trabalho

O trabalho não é mais o mesmo. Se compararmos a jornada atual com a que marcou início da sociedade industrial, trabalhamos menos. Mas se a compararmos às horas de trabalho do começo dos anos 90, confirmamos o fiasco da promessa da Nova Economia: trabalhamos mais.

No Brasil, o IBGE aponta: 40% dos brasileiros mais pobres recebem em média R$125,04 mensais, enquanto que o salário dos 10% mais ricos é de aproximadamente R$ 2.477,6. Dos que recebem no máximo um salário mínimo, 32,1% não possui carteira de trabalho assinada. O setor de serviços cresce; a indústria fecha postos.

A era da informação e da tecnologia exige nova capacitação técnica e intelectual de seus trabalhadores. As escolas, cada vez mais cedo, preparam seus estudantes para essas exigências, conforme relata a reportagem inédita "Ensino médio prepara para o mercado de trabalho".

Leia mais sobre o novo mundo do trabalho nas reportagens e pesquisas abaixo.

Pesquisas exclusivas:
- As características do futuro trabalhador
- O trabalho no século 21
- Prepare-se para as novas formas de trabalho
- Formadores de opinião revelam o trabalhador do amanhã
- Os prejuízos da demissão coletiva sobre as empresas

Reportagens:
- Trabalhar menos e ganhar mais é sonho cada vez mais distante
- Rigidez da lei dificulta contratações (Exclusiva)
- Mercado não produz emprego, mas sim trabalho e renda (Exclusiva)
- Carreira no exterior abre portas no mercado
- Aprendiz traz dicas sobre crescimento profissional em várias áreas


Ensino médio prepara para o mercado de trabalho

Para facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, algumas escolas de ensino médio estão criando disciplinas que ensinam a tomar decisões, trabalhar em equipe e até mesmo como se comportar numa entrevista de emprego.

"Quando se ensinava um aluno a ser apenas disciplinado e ficar quieto, estava-se preparando operários para trabalhar em fábricas; hoje é necessário se adaptar para educar pessoas capazes de pensar", afirma a consultora Cristina Bulcão.

Cristina participa do projeto "Pai na Escola" do Colégio Friburgo, em São Paulo, um programa de aulas complementares para o ensino médio, ministradas por pais de alunos. O desafio é orientar os estudantes do 2º colegial na montagem de uma empresa para financiar a viagem e a festa de formatura no fim do curso.

Experiência semelhante vem sendo desenvolvida com os estudantes dos dois primeiros anos do ensino médio do colégio Mater Dei, em São Paulo.

Na aula de gestão profissional, os alunos são divididos em grupos de "sócios" de uma pequena companhia. Todas as "empresas" disputam virtualmente - por meio de um software - a mesma fatia do mercado.

O curso, implantado no início do semestre, deve ter dois anos de duração e pretende também simular a primeira entrevista de emprego dos estudantes.

Esse tipo de disciplina deve, segundo Ruy Leal, gerente nacional de desenvolvimento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), estar permanentemente sintonizada com as necessidades do mercado, para que o aluno tenha um contato real com o mundo do trabalho.

Uma opção para quem não dispões desse tipo de orientação são os workshops gratuitos do CIEE. A entidade oferece cursos sobre preparo para processos seletivos, marketing pessoal e empreendedorismo, aulas de redação e gramática, entre outros.

(Miguel Vieliczko)

 

 
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