Flores em tons de coral são a dica do momento para decoração de festas de casamento

Bia Sandoval, 59, está no ramo de decoração há 30 anos. Já fez "muito mais" de mil casamentos. Nenhum igual ao outro. "Jamais escutei de uma noiva que queria a festa idêntica à da amiga."

As flores são o ponto de partida, mas as escolhas vão "além da cor das almofadas". O cenário pode definir a dinâmica do evento e até, veja só, influenciar no tanto que os convidados vão se divertir e permanecer na festa.

Sendo assim, ela pensa em todos os detalhes, desde a escolha das flores, obviamente, até como montar a mesa, definir a louça, sentar –ou não– as pessoas, arrumar os ambientes (com móveis, luminárias, tapetes, sofás, mesas, cadeiras).

"Para mim, tanto faz se o lugar é clássico, rústico ou moderno. Com bom gosto, tudo fica bom. O importante é entrar no estilo dos noivos e fazer com que a festa pareça exatamente o espelho de quem está recebendo", explica.

Bia busca criar o efeito "uau" que toda noiva procura. "Fico feliz quando recebo mensagens emocionadas no fim da festa ou telefonemas do aeroporto."

Já que a festa é uma coisa viva, Bia trata de ocupar os espaços de modo a facilitar a movimentação dos convidados desde a chegada. "Acho constrangedor quando a entrada da festa é uma passarela em que você desfila sob a vista de todos. Crio um ambiente para que a chegada seja mais orgânica. Você entra sem ninguém perceber. Quanto menos o convidado se sente medido da cabeça aos pés, mais à vontade ele fica."

Outra coisa é pensar na dinâmica da noite para que nenhum ambiente fique vazio em algum momento, o que dará a sensação de que as pessoas começaram a ir embora. "Uma festa dura oito horas. Os noivos vão ficar muito frustrados se a deles começar a esvaziar depois de apenas quatro."

A iluminação é essencial. "Uma decoração caprichada tem de ser muito bem iluminada, mas uma festa clara demais é terrível. É preciso criar espaços intimistas."

Flores brancas são unanimidade para a cerimônia religiosa. Na hora da festa, não tem regra: cada casal faz sua própria escolha. "Gosto de cor. Uma cor quente, de preferência", diz Bia, que lembra que o "coral vivo" foi definido pela escala Pantone como a cor do ano de 2019. "É das minhas preferidas. Acho lindas as flores em tons alaranjados e chá escuro, para misturar com folhas verdes e volumosas. O Brasil é tão rico em variedades de folhagem, guaimbê, costela-de-adão", enumera.

Bia gosta também de seguir tendências modernas e livres, sem ser tudo "correto e certinho". "Uso folhagens, sementes, pequenas frutas, legumes, faço misturas mais inusitadas", explica. E aconselha: "Ouse. Nunca me arrependi de buscar alguma inovação".

*

12 dicas para não murchar o seu casamento

1. Não faça a decoração da igreja igual à da festa. Você tem duas chances de surpreender os convidados, por que desperdiçar uma delas?

2. O buquê da noiva tem de "casar" com a decoração, mas não pode ser idêntico. Escolha uma flor diferente da mesma cor. Isso também vale para damas e pajens

3. Usar muita flor, em arranjos volumosos, pode ser lindo. Mas o minimalismo também é. Flores e folhagens em excesso para criar opulência e abundância podem ficar over e até constranger os convidados. Será que estou vestido de maneira apropriada para essa festa?

4. Se você vai se casar na praia, use flores tropicais. No campo, flores campestres. Na cidade, as que você quiser. Elas estão todas aqui. São Paulo abriga o Ceagesp, que é o maior centro varejista de flores do Brasil

5. Nunca escolha o local da festa antes de finalizar a lista de convidados. E se tiver 250 nomes, não feche um lugar que comporta 250 pessoas. Dê uma margem de segurança

6. O conceito de que festa boa é aquela em que todo mundo senta na mesa para jantar é ultrapassado. Os mais jovens podem se sentar informalmente, nos sofás, apoios de pista, bancos no jardim. Crie espaços de lounge para dar dinamismo à festa

7. Uma festa costuma durar em torno de oito horas. Deixe velas preparadas para quando escurecer

8. Inove na hora de escolher a lembrancinha. Dê um presente natural, uma muda de planta, alfazema, alecrim, lavanda ou de um chá que você goste. Faça uma doação para alguma causa que você apoie

9. Ninguém tem um nome à toa. Escolha alguém em quem você confia. Uma festa é um produto que você compra e só vai ver depois. Às vezes, pagar R$ 2.000 a mais é a diferença entre ficar feliz e estressada

10. A noiva e a mãe da noiva também precisam aproveitar a festa. Deixe os profissionais resolverem os assuntos referentes a cada serviço. Eles têm experiência e capacidade de improviso

11. Um conselho para a noiva: prepare-se para o grande dia. Faça meditação, exercícios físicos, respiração. Separe uma hora do dia para tratar exclusivamente da festa, para você tomar decisões com calma e não ficar insegura

12. Não abuse da paciência de seus amigos. Não atrase mais do que 20 minutos

biasandoval.com.br; tel. 4301-8399

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 31/03/2019
    1. O Melhor de sãopaulo Noivas & Casamentos 2019 traz entrevistas com especialistas, tendências e dicas de serviço

      Os apaixonados dizem que é o dia mais feliz de suas vidas. O casamento perfeito parece um conto de fadas: a cerimônia emociona noivos e padrinhos, os convidados são bem servidos, a música anima a festa. Mas não existe mágica. Um enlace que corresponda às expectativas deve ter cada detalhe minuciosamente preparado.

  2. 30/03/2019
    1. Olhos marcantes e pele natural são curingas na hora de subir ao altar

      Maquiador Marcos Costa dá dicas para noivas, independentemente da idade.

    2. Bandas inovam nas apresentações e incluem acrobatas, malabaristas e temas clássicos do cinema em casamentos

      Acrobatas pendurados em tecidos, malabaristas em perna-de-pau, palhaços que parecem ter saído da literatura fantástica. Se para você essas atrações só caberiam num circo, é porque ainda não foi a uma festa de casamento produzida pela Felchak Produções.

    3. Cerimonialista com 18 anos de experiência dá dicas para organizar um casamento sem gafes

      Comida quente, bebida gelada e música boa são a fórmula básica de uma boa festa de casamento. "E os noivos na pista", completa a assessora, cerimonialista e professora de etiqueta Beatriz Barbosa de Castro Prado, 62, que atua há 18 anos no mercado.

    4. Diamantes, pérolas, safiras e topázios: confira joias para o dia do 'sim'

      Além das alianças, tiaras e braceletes também brilham em casamentos.

    5. Na praia, no campo ou na cidade: veja lugares com belos cenários para casar e passar a lua de mel longe de casa

      DESTINATION WEDDING

    6. Feiras apresentam novidades do setor casamenteiro e ajudam na hora de escolher lojas e fornecedores; veja calendário

      Casar São Paulo O shopping JK Iguatemi sedia a feira que tem um leque amplo de atividades, com desfiles, workshops, palestras e cerca de 80 expositores do ramo de casamento. É uma oportunidade para fazer negócios com todos os tipos de fornecedor em um só lugar.

    7. Menu vegano, pratos brasileiros e comidinhas na pista de dança são tendências em casamentos

      Os casamentos não são mais os mesmos. E os noivos comemoram. As formalidades e regras do ritual vêm perdendo espaço para uma cerimônia descontraída, em que a diversão é a palavra de ordem.

    8. Miniweddings em restaurantes transformam casamentos em celebrações gastronômicas

      Os casamentos em formato compacto, conhecidos como miniweddings, vieram para ficar. Em São Paulo, cresce o número de restaurantes e hotéis que investem em espaços exclusivos para realizar cerimônias.

    9. Confira empresas que montam serviço de bar para festas de casamentos

      Profissionais preparam dos drinques mais modernos às clássicas caipirinhas em casamentos.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade