Revista testa aplicativo de compras de supermercado; confira o resultado

Quem passar pelas estações Paulista, Pinheiros e Faria Lima do metrô de São Paulo poderá se deparar com vitrines vendendo banana, requeijão, peito de frango, sabão em pó e outros itens que costumam entrar nos carrinhos de quem vai às compras.

As vitrines, na verdade, são anúncios criados para promover o site Mercode, que vende itens de supermercado pela internet ou por meio de um aplicativo para celular.

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Os cartazes, que contam com 90 produtos, devem ficar nas estações atuais até o meio de julho e, depois serão remanejados para outras paradas do metrô.

Divulgação
Usuário pode fazer compras de supermercado pelo QR Code com o aplicativo Mercode
Usuário pode fazer compras de supermercado pelo QR Code com o aplicativo Mercode

TESTAMOS O MERCODE

O supermercado virtual promete efetuar as compras de supermercado em três minutos e entregar em tempo recorde na capital. Para tirar a prova, a equipe da sãopaulo testou o aplicativo, realizando uma compra às 15h30 da quinta (26). Os produtos foram entregues na sexta (27), às 18h.

Apesar de ser simples de usar, solicitando ao usuário apenas um cadastro com nome, e-mail e senha, o aplicativo não funciona para compras abaixo de R$ 35. E soma-se a este valor a taxa de entrega, que custa R$ 5.

Pedidos realizados até o meio-dia são entregues no mesmo dia. Mas a compra pode chegar na casa do cliente até as 22h —ou seja, se a ideia é comprar algum item de urgência, para finalizar o almoço ou fazer um lanche de última hora, a loja virtual pode não ser a melhor opção.

Por outro lado, o aplicativo identifica facilmente o QR code do produto —espécie de código de barras que pode ser lido por tablets ou celulares, e que está presente no anúncio do metrô— e o cliente pode acompanhar o status do pedido online.

A compra chegou ao destino bem lacrada, com nota fiscal e itens corretos. E houve um desconto de R$ 5 por ser o primeiro uso.

O serviço não atende toda a cidade e deixa de fora alguns bairros considerados muito distantes. A previsão é que 100% dos endereços paulistanos recebam as entregas nos próximos meses.

COMO FUNCIONA

A ideia é que os usuários baixem o aplicativo e o utilizem para fazer supermercado pelo celular ou enquanto passam pelas estações. Usando o QR code, ele identifica o produto que está no anúncio e o adiciona ao carrinho virtual. Também há a opção de selecionar os itens diretamente no aplicativo.

"Produtos de hortifruti são os mais comprados, assim como produtos de limpeza", conta Gabriel Schiavoni, 27, que criou o Mercode junto com dois amigos no começo deste ano. A inspiração veio de serviços similares oferecidos em metrópoles da Ásia e da Europa.

Schiavoni aponta ainda que muitos clientes começam a compra escaneando os códigos dos itens que estão no anúncio e a terminam mais tarde, mexendo apenas no aplicativo, que também oferece uma lista ampliada de produtos.

O aplicativo, por enquanto, funciona apenas em dispositivos com Android. A versão para iOs, sistema de iPhones e iPads, está prevista para os próximos dias.

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