Alerta, lulu da Pomerânia gosta de latir e precisa de cuidados com a pelagem exuberante

Fotolia
Spitz alemão anão, conhecido como lulu da Pomerânia
Spitz alemão anão, conhecido como lulu da Pomerânia

"Ursinho", "leãozinho", "fofinho". Poucos cães concentram tantos "inhos" por frase quanto o spitz alemão anão, conhecido popularmente por lulu da Pomerânia. De porte pequeno, olhos vívidos e pelagem exuberante, essa é a segunda raça mais desejada pelos paulistanos, com 939 registros no Kenel Clube de São Paulo no último ano. É também o escolhido de famosas como Paris Hilton, Karina Bacchi e Izabel Goulart, que já desfilaram com seus pets no Instagram.

A origem da raça é longínqua: os spitz descendem dos primeiros cães domesticados pelo homem na Europa e, por isso, são classificados pela Confederação Brasileira de Cinofilia como cães de "tipo primitivo". No caso do anão (com até 20 cm de altura), especula-se que tenha nascido na Pomerânia, região histórica na fronteira entre a Alemanha e a Polônia –daí seu nome popular.

Pequenino, o lulu se adapta bem à vida em espaços pequenos. Mas é um cão que está sempre alerta e, por isso, é "falante".

"A raça vocaliza e late mais do que as outras", afirma Carolina Fraga, treinadora da franquia de adestramento Cão Cidadão. "Para controlar, é importante entender a motivação desse latido e não incentivar", explica.

Criadora há 12 anos, Suzene Pinheiro, do canil Sky Angel Pom's, não indica esse cachorro para famílias com filhos menores de sete anos. "É um cão delicado. Na brincadeira, a criança pode machucá-lo." Eles também têm propensão ao desvio de patela, que é quando as articulações da região do joelho desencaixam, causando dor e comprometendo a mobilidade. Por isso, os donos devem evitar que o pet corra em pisos muito lisos ou que salte de locais altos –fique de olho naqueles pulos da cama para o chão.
A pelagem também requer cuidados.

A tosa baixa, na máquina, não é recomendada, pois remove os subpelos que protegem a pele e ajudam na regulação térmica. "Escovamos três vezes por semana, com escova de pinos sem bolinhas, para não arrebentar. E fazemos o 'trimming', que apara só as pontas do pelo, modelando-o", explica o corretor de imóveis Hector Vinícius da Silva, 32, dono do spitz Bento e do buldogue Gael.

"O lulu é um cão inteligente, aprende com facilidade. Tem mais energia, mas é menos teimoso do que o buldogue", diz Hector. "E ele quer sempre ficar com o dono. Então, antes de ter um, pense se você quer um cachorro para levar para todos os lugares."

*

Raio-x da raça

País de origem Alemanha
Temperamento Alerta, extrovertido, ciumento
Porte Pequeno (até 3,5 kg)
Vive em apartamento? Sim
Preço médio R$ 6.000

Publicidade
Publicidade