Com churrasco coreano, restaurante Bicol ganha novo endereço em São Paulo

O Bicol, cuja operação envolve três gerações de uma família sul-coreana, mudou-se para um ponto novo, a quatro quarteirões da casa que habitou desde 2000, na Aclimação.

Se por um lado perdeu o ar interiorano, ganhou estrutura mais robusta, com sistema de exaustão capaz de dissipar a fumaça do churrasco feito em chapa à mesa pelo cliente.

Gabriel Cabral/Folhapress
Naktchi Dor-sot, um risoto coreano apimentado de polvo
Naktchi Dor-sot, um risoto coreano apimentado de polvo

Ao folhear o menu há que se comemorar a permanência de clássicos (churrascos, caldeiradas, sopas apimentadas), que devem dividir atenção com novidades no mês que vem.

É um ritual receber e compartilhar as finas fatias de contrafilé marinado e acomodá-las sobre a chapa circundada por sulcos com um caldo delicado, à base de shoyu -que ganha força quando se junta ao suco da carne.

O churrasco, também em versão de carne suína, língua bovina e peito de pato, divide a mesa com os banchans, porções que variam com o dia e o prato (R$ 109, para duas pessoas).

Pode haver minipanquecas de legumes, tofu embalado em ovo, passado na chapa, kimchi, a acelga fermentada e apimentada tradicional e essencial à cozinha coreana. Este, inclusive, serve ainda de condimento para enriquecer os rolinhos embalados em folha de alface, com arroz glutinoso e carne.

Também encanta –e aquece– o bibimbap, um mexidão que combina arroz, legumes e carne, sob um ovo frito. É misturado à mesa, de modo que a gema mole torna o conjunto untuoso. O arroz, ao fundo, queima levemente e vira uma crostinha de arrepiar de boa.

Causa alegria parecida o guioza, massa delicada que envolve recheio de carne suína e mantém suculência nas duas versões: ao vapor ou frito, quando ganha superfície crocante e dourada.

No caixa, algumas tentações: picolé coreano de melão e itens importados -balas, bebidas, artigos de papelaria.

BICOL

R. José Getúlio, 422, Aclimação; tel. 97353-0571. Seg. e qua. a sex., das 12h às 14h30 e das 17h30 às 21h30; ter., das 17h30 às 21h30; sáb. e dom., das 11h30 às 15h e das 17h30 às 21h30

Avaliação: muito bom

Publicidade
Publicidade