Ativismo na gastronomia é discutido em evento no Memorial da América Latina

Ravióli recheado com musse de verdes e gema, aspargos grelhados, ervilhas jovens e velouté de agrião.

Chelsea Shoesmith/Divulgação
Prato é finalizado por detentos que participam do projeto The Clink, na Inglaterra
Prato é finalizado por detentos que participam do projeto The Clink, na Inglaterra

Da colheita dos ingredientes até a hora de servir, receitas como essa são de responsabilidade de presos do projeto The Clink, na Inglaterra.

Eles trabalham nos restaurantes (dois dentro da cadeia), café e bufê da entidade, que reduziu a taxa de reincidência de detentos.

Seu chef-executivo, Christopher Moore, vem ao Brasil falar sobre "esperança no menu" no Mesa SP, evento que vai de 9 a 11 de novembro no Memorial da América Latina.

Palestras de diferentes assuntos, das quais participam chefs nacionais e internacionais, são parte da programação, que inclui jantares e aulas.

Um dos temas presentes é o ativismo. "É importante ser uma vitrine para movimentos da gastronomia, principalmente os que defendem a inclusão social, alimentação boa, limpa e justa", diz Georges Schnyder, organizador.

Um outro exemplo é a peruana Pía León, do restaurante Kjolle e do Mater Iniciativa, que, ao lado de Malena Martínez, discute o resgate da cultura e de ingredientes em
comunidades que visitam por todo seu país.

Um trabalho similar é feito no Brasil por Fabrício Lemos, do Origem, que percorre regiões da Bahia (sertão, caatinga, litoral, região cacaueira) para mapear produtores familiares -um deles, inclusive, estará presente: seu Mário Santana, 76, pescador desde os dez anos, fundador de uma cooperativa.

mesa sp - Memorial da América Latina - av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda. 9, 10 e 11 de novembro. programação e ingressos
mesasp.com.br

OUTROS DESTAQUES DO EVENTO

Jantares
Premiados chefs de dentro e de fora do país cozinham juntos. Participam de um jantar no dia 8 (R$ 360) os brasileiros William Ribeiro (Seen) e Telma Shiraishi
(Aizomê) e Mitsuharu "Micha" Tsumura (do peruano Maido) e o francês Bertrand Busquet (da Callebaut)

Brasa na mesa
Tem aulas e um dia de churrasco (9/11; R$ 150) com cinco estações, uma delas pilotada por Francis Mallmann

Feiras e aulas
Têm entrada gratuita feiras gastronômica e de produtores que vêm de diferentes partes do Brasil. Há também aulas, pagas e gratuitas

Publicidade
Publicidade