Garrafadas são tema de menu-degustação de coquetéis em bar de São Paulo

Aquele chá preparado pela sua avó ou a garrafada medicinal para dores de estômago estão deixando seu espaço na medicina popular para circular em outras áreas.

Esses elementos são, hoje, estudados por ramos da ciência como a etnobotânica e também viraram tema de pesquisa da bartender Néli Pereira, do Espaço Zebra -um endereço que é metade bar e metade galeria de arte na Bela Vista, em São Paulo.

Bruno Santos/Folhapress
O drinque Malvada do Espaço Zebra
O drinque Malvada do Espaço Zebra

Lá, a bartender vai apresentar nesta quarta-feira (dia 5) uma espécie de menu-degustação (R$ 150) com cinco drinques, cada um com uma infusão à base de ervas e garrafadas, tudo feito artesanalmente por ela.

Entre os coquetéis, o Levante é preparado com garrafada de catuaba, sassafrás e casca de café com licor de açaí. Já o Umami Jururu leva infusão de jurubeba com vermute brasileiro de jabuticaba.

A sequência será acompanhada de petiscos feitos pelo Instituto Brasil a Gosto, da chef Ana Luiza Trajano -alguns, também levam esses ingredientes, como a sopa de beterraba, açaí e cataia.

Com o evento dedicado às garrafadas brasileiras, Néli evidencia a riqueza cultural e de sabor que existem nessas receitas -a bartender também lança, ano que vem, um livro que se debruça sobre o assunto.

Garrafadas são compostos feitos com ervas, cascas e folhas mergulhadas em bebidas como cachaça, vinho branco, gim ou tequila.

Néli começou a se interessar pelo assunto quando estudava a coquetelaria apotecária clássica, que faz os próprios xaropes e macerações.

Foi quando percebeu que as infusões tradicionais de botecos (feitas com itens como sassafrás, carqueja e catuaba) e as tradicionais garrafadas vendidas nas ruas em todo o país se aproximavam muito desse universo.

O raciocínio é antigo, já que muitos insumos da coquetelaria, como a angostura, nasceram de misturas empregadas no alívio de algum incômodo. No Brasil, esse conhecimento começou recentemente a se aproximar dos balcões de bar em casas como Zebra e Estepe.

Garrafadas Espaço Zebra. R. Maj. Diogo, 237, Bela Vista. Reservas: 99281-2483. Quarta (5/12), às 20h

Publicidade
Publicidade