Publicidade
Publicidade

Para Bolt, expulsão de atletas russos é correta e 'vai assustar muita gente'

O atleta jamaicano Usain Bolt afirmou nesta quinta (21) que a decisão de manter o atletismo da Rússia fora da Olimpíada "assustará muita gente" envolvida com doping.

A CAS (Corte Arbitral do Esporte) rejeitou nesta manhã um recurso apresentado por 68 atletas russos impedidos de competir nos Jogos Olímpicos do Rio pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Todos os inscritos em provas de atletismo foram vetados da Rio-16 após um esquema de doping estatal vir à tona.

Bolt disse aprovar a medida. "Regras são regras e violações por doping no atletismo estão ficando muito graves, então, ótimo", afirmou. "Isso assustará muita gente e envia uma mensagem forte de que o esporte está falando sério".

Para o vencedor de seis medalhas de ouro nos Jogos, as decisões recentes tomadas contra atletas que usam substâncias proibidas mostram que "se você trapacear ou for contra as regras", medidas severas serão adotadas. "Se eles acham que punir a equipe inteira é a ação correta, então estou com eles".

Em caso separado, o COI (Comitê Olímpico Internacional) estuda vetar a participação de toda a delegação russa no Rio. O motivo é um relatório divulgado pela Wada (Associação Mundial Antidoping) que diz comprovar a existência de um esquema estatal de doping na Rússia.

Na quarta-feira (20), mesmo com risco de expulsão, a Rússia anunciou os nomes dos 387 atletas inscritos para participar dos Jogos Olímpicos do Rio. Os 68 russos classificados para disputar provas de atletismo apareciam na relação.

REPERCUSSÃO
Com a decisão da CAS, membros de outras delegações e países começaram a se posicionar sobre o assunto. Thomas de Maiziere, ministro dos Esportes da Alemanha, comentou nesta quinta que "agora é hora de decisões duras, não generosidade".

Os chefes de 14 agências antidoping enviaram uma carta ao presidente do COI, Thomas Bach, pedindo que a Rússia seja banida da Rio-2016. Entre os signatários estão membros dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

Doping na Russia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade