Publicidade
Publicidade

COI define que 271 atletas russos competirão na Rio-2016

Um total de 271 atletas russos irá disputar a Olimpíada do Rio. O número foi anunciado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) na tarde desta quinta-feira (4).

Originalmente, 389 competidores da Rússia estavam classificados para os Jogos.

O país está envolvido em um escândalo de doping que fez com que atletas de diversas modalidades fossem suspensos da competição.

Em nota, o COI declarou que a decisão foi tomada com base no parecer da federação internacional de cada esporte. "[A decisão] levou em conta apenas testes internacionais confiáveis e adequados, as especifidades do esporte de cada atleta e suas regras, para garantir uma disputa nivelada", diz o comunicado.

A decisão aconteceu depois que os atletas russos de boxe, golfe, handebol e ginástica inscritos para disputar os Jogos Olímpicos do Rio foram liberados pelas federações internacionais das modalidades.

Com o posicionamento das últimas federações, mais 31 mulheres e 16 homens competirão normalmente. As decisões da Aiba (Associação Internacional de Boxe), da IHF (Federação Internacional de Handebol), da IGF (Federação Internacional de Golfe) e da FIG (Federação Internacional de Ginástica) foram anunciadas na página das entidades na internet.

No caso da ginástica, foram liberados 20 nomes que competirão nas modalidades artística, rítmica e de trampolim.

Alguns dos atletas liberados são fortes candidatos para conquistar medalhas, como Evgeny Tischenko, boxeador peso-pesado (até 91 kg) número um no ranking mundial da Aiba em sua categoria, a lutadora Anastassiia Beliakova, medalha de prata no último mundial na categoria mosca ligeiro (até 49 kg), e as atletas da ginástica rítmica.

No handebol, as russas ocupam a segunda posição no ranking geral da IHF. A equipe é uma das favoritas à medalha nos Jogos.

Reprodução/Twitter Aiba
O russo peso-pesado Evgeny Tischenko, durante final do mundial de boxe em 2015
O russo peso-pesado Evgeny Tischenko, durante final do mundial de boxe em 2015

Ao todo, 118 atletas que estavam classificados para os Jogos foram suspensos por suas federações após restrições serem anunciadas pelo COI, por conta de um escândalo de doping.

Chamada - Doping

DECISÃO DO COI

Após a divulgação de um relatório pela Wada (Agência Mundial Antidoping) expondo um esquema estatal de doping na Rússia, o COI decidiu que o país não seria banido por completo da Rio-2016, mas que sofreria restrições.

Entre elas, proibir a participação de qualquer atleta russo envolvido no relatório ou que já tenha sido pego em um exame antidoping no passado. Foi decidido que essas punições seriam tomadas pela federação internacional de cada modalidade.

A medida contrariou recomendação da Wada, que sugeriu a expulsão completa da Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio. Nos últimos dias, o presidente do COI, Thomas Bach, e representantes da agência trocaram críticas sobre a questão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade