Publicidade
Publicidade

Del Nero cobra que seleção se classifique para segunda fase da Olimpíada

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, cobrou a classificação da seleção masculina para as quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio.

Após o time empatar pela segunda vez na competição, o dirigente disse que a estrutura dada ao técnico Rogério Micale foi a "melhor de todos os tempos".

"A partir daí, espera-se o resultado que nos interessa", afirmou em entrevista exclusiva à Folha nesta segunda (8).

Ele voou até Brasília no domingo (7) para assistir ao empate com o Iraque, por 0 a 0, no Mané Garrincha.

Com Neymar em campo, a seleção faz uma campanha pífia no torneio até agora. O time acumula dois empates contra times fracos e não fez ao menos um gol. Antes, na quinta (4), o time empatara com a África do Sul.

Na quarta (10), precisa vencer a Dinamarca, líder do grupo, para obter a classificação. Um novo empate pode eliminar precocemente a equipe do torneio.

A medalha de ouro olímpica é uma obsessão da CBF. O título é o único importante que falta ao time nacional. Apesar da cobrança, Del Nero acredita que a seleção vai conseguir a vaga.

"Temos confiança na equipe e no treinador", disse o presidente da CBF, que convidou Rogério Micale para comandar o time no torneio após Tite recusar a função em junho. "O resultado virá no tempo e no espaço certo."

No domingo, os torcedores de Brasília vaiaram os jogadores a partir da metade do segundo tempo. Em protesto, pediram a entrada de Marta, craque da seleção feminina. As mulheres estão com 100% de aproveitamento e já classificadas para a segunda fase. No final da partida, aplaudiram os iraquianos.

FRACASSOS

Caso a seleção seja eliminada da Olimpíada precocemente, será o terceiro fracasso da equipe nacional na gestão Del Nero, iniciada em abril do ano passado.

Neste período, a seleção perdeu duas edições da Copa América (a disputada no Chile, em 2015, e a realizada nos EUA em junho) e faz o pior início de um time olímpico desde os Jogos de Munique, em 1972. Naquela ocasião, o Brasil foi representado por um time de atletas amadores. Abel Braga e Roberto Dinamite, que iniciavam a carreira, faziam parte do grupo.

SOBREVIVÊNCIA

Uma boa campanha da seleção no torneio olímpico é fundamental para a sobrevivência política de Del Nero no comando da CBF.

O dirigente foi denunciado por corrupção pelo FBI, é investigado pelo Comitê de Ética da Fifa e por duas CPIs em Brasília.

Na quinta (4), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, visitou a sede da entidade. O encontro foi interpretado por aliados de Del Nero como a absolvição antecipada do cartola.

Em entrevista à Folha, o suíço disse que o encontro foi meramente "institucional". No Brasil para participar da cerimônia de abertura dos Jogos, o Infantino cobrou transparência dos cartolas da CBF na reunião no Rio.

Del Nero é acusado de receber propina na venda de direitos de torneios no Brasil e no exterior. José Maria Marin, seu antecessor, está preso no exterior há mais de um ano pelo mesmo crime. O presidente da CBF nega as acusações.

NEYMAR CONTESTADO

Capitão da seleção, Neymar está desagradando os dirigentes.

Em campo, ele não está conseguindo liderar o time. Fora, o jogador não esconde o desconforto com as críticas. Terceiro atleta mais bem pago dos Jogos Olímpicos, ele deixou o estádio Mané Garrincha na madrugada de segunda sem dar entrevistas, atitude adotada desde o início do torneio.

"Não foi a primeira e não vai se última [vez que sou vaiado]. Quem está no futebol tem que estar preparado para a vaia", disse o meia Renato Augusto, jogador mais vaiado da seleção no domingo.

Para contar com Neymar na Olimpíada, a CBF fez um acordo com o Barcelona. Ele foi poupado da Copa América Centenário para disputar a competição.

Na tarde desta segunda, a delegação desembarca em Salvador, onde fará o jogo decisivo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade