Publicidade
Publicidade

Brasileira é destaque no primeiro dia do atletismo; jamaicana tenta tricampeonato

O primeiro dia do atletismo terá como destaque os 100 m feminino, com duas protagonistas, uma brasileira e outra jamaicana – prova que terá as eliminatórias na noite desta sexta (12), e a final no sábado (13).

Ana Cláudia Lemos, 27, a melhor velocista brasileira, esteve ameaçada de não participar da Rio-2016 porque foi flagrada no exame antidoping em fevereiro – com o esteroide oxandrolona.

No dia 3 de agosto, a IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) avisou que não recorreria da decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) do atletismo, que deu cinco meses de suspensão à atleta, retroativo a fevereiro, o que a liberou para estar na Rio-2016.

"Foi um erro [da farmácia]. Fui vítima de uma contaminação. Agora é recomeçar, conseguir clube, patrocínios, e fazer o melhor pelo atletismo brasileiro", disse.

Apesar de ser a melhor brasileira em 2016, Ana Cláudia tem apenas o quadragésimo tempo do ano, com 11s14, portanto a chance de seguir até a semifinal são remotas. Rosângela Santos e Franciela Krasucki também competem.

Já a jamaicana Shelly-Ann Fraser, 29, conhecida como a "Bolt de saias, referência ao compatriota velocista, tenta o tricampeonato olímpico nos 100 m —Usain Bolt, que também tenta o tri, entra na pista sábado (13), também nas eliminatórias dos 100 m.

Fraser, de apenas 1,53 m, tenta se tornar a primeira mulher a conquistar três ouros em Jogos Olímpicos —com as vitórias em Pequim-2008 e Londres 2012, ela se igualou às americanas Wyomia Tyus (Tóquio-1964 e Cidade do México-1968) e a Gail Devers (Barcelona-1992 e Atlanta-1996).

"Shelly teve uma grande performance ao longo dos últimos anos. Certamente é uma das melhores velocistas de todos os tempos. Ela me provoca, pede para dar uma chance: 'eu vou ganhar o terceiro ouro antes de você'. Rimos disso juntos", disse Usain Bolt.

Sua principais rivais serão as americanas Tori Bowie e English Gardner e a compatriota Elaine Thompson, que tem a melhor marca do ano, com 10s70.

Nesta sexta também ocorre a prova dos 20 km da marcha atlética masculina, a partir das 14h30. Caio Bonfim, bronze no Pan de Toronto-2015 e sexto no Mundial do ano passado, na China, estará na disputa.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade