Publicidade
Publicidade

Mais de 50 milhões de brasileiros já viram os Jogos pela TV

As duas empresas que analisam audiência de televisão no país, o britânico Kantar Ibope e o alemão GfK, dão números grandiosos para o impacto dos Jogos do Rio sobre o público brasileiro neste início de transmissão.

Segundo o Ibope, entre os dias 3, quando foi mostrado o primeiro jogo de futebol, e a última quinta-feira, 11 de agosto, 57 milhões de brasileiros acompanharam em algum momento a Olimpíada pelas três redes nacionais, Globo, Record e Band.

De acordo com o GfK, que analisou os dados de um período menor, entre os dias 5, quando foi transmitida a cerimônia de abertura, e 9 de agosto, última terça, foram 52,3 milhões. Se considerados os canais de TV paga, o total sobe para 55,8 milhões.

Com números expressivos para TV aberta, os dados do GfK indicam alcance exclusivo (sem incluir sobreposição) ainda limitado da TV paga no país, apenas 3,5 milhões de brasileiros –apesar dos 23 canais pagos voltados para a transmissão, de cinco grupos diferentes (Globo/SporTV, Record, Band, ESPN e Fox).

GLOBO SOBE

Das três redes, a mais beneficiada foi a Globo, cuja programação diária (7h a 24h) alcançou na primeira semana dos Jogos (3 a 9/8) uma audiência média de 18 pontos no Ibope, dois a mais que a média nos meses de junho e julho. A Record alcançou 6, um a menos, e a Band os mesmos 2 de junho/julho.

Cada ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT) do Ibope equivale a 684,2 mil espectadores. Os dados foram fornecidos pela própria Globo, porque tanto Ibope como GfK se negam a divulgar informações por emissora.

O evento não está sendo transmitido com exclusividade pela emissora –Band e Record também o fazem–, mas os números mostram claramente que o público tem preferido acompanhar os Jogos pela Globo", afirmou a rede.

Segundo outras fontes, o crescimento da média diária de audiência na Globo foi de 12%, na comparação do início dos Jogos (3 a 11/8) com o final de julho (20 a 28/7). E o avanço foi quase todo em cima da Record, que perdeu 10% na média diária. O número de televisores ligados cresceu 3%.

Executivos avaliam que o investimento feito pela Globo deu resultado sobretudo em sua programação noturna, pós-novelas e telejornais. É como se a emissora, todo dia, alavancasse o horário nobre com um jogo de interesse, sem precisar alterar a grade.

NBC CAI

No exterior, tanto EUA como partes da Europa registraram queda de audiência na TV aberta, em relação aos Jogos de Londres. Por exemplo, entre 3 e 6 de agosto, a audiência da BBC caiu para 24,6 milhões de espectadores, contra 39,2 milhões em 2012.

Quedas semelhantes foram observadas nas redes France 2 e La 1, que detêm os direitos de transmissão na França e na Espanha. Já na Alemanha e na Itália a audiência se manteve no patamar de quatro anos atrás, nas redes ARD e ZDF, alemãs, e RAI, italiana, segundo a "Variety".

A NBC, que adquiriu os direitos para os EUA, vem decepcionando desde a cerimônia de abertura, que marcou audiência 35% inferior à da transmissão de Londres. Recuperou-se um pouco a partir de terça (9), mas não superou 2012 em dia nenhum.

Em média, a audiência para o Rio está 20% abaixo da anterior na NBC. No sobe-e-desce, os números diários se mostram dependentes do desempenho de estrelas, como Simone Biles na ginástica ou Michael Phelps na natação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade