ERRAMOS
Impropriedades Literárias

Reprodução

Citar ou fazer referências erradas, além de desinformar, insulta o intelecto do leitor. Sempre que possível, cheque diretamente na fonte para não reproduzir erros de textos anteriores.








GEORGE SAND É PSEUDÔNIMO

George Sand não é escritor, como consta no IndiFolha publicado na Ilustrada (24/04). Trata-se do pseudônimo da escritora francesa Amandine-Lucie-Aurore Dupin (1804-1876). (2.mai.91) "Diferentemente do publicado à capa da Ilustrada do dia 11 de maio, a escritora George Sand era francesa e não norte-americana." (17.mai.93)

A CADELA BALEIA

"A cadela Baleia, criada por Graciliano Ramos no livro 'Vidas Secas', teve seu nome incorretamente associado a Guimarães Rosa na reportagem "Don Giovanni" provoca polêmica no Ceará' (Ilustrada de ontem, pág. 5-5)." (30.nov.92)

WILDE É IRLANDÊS

"A reportagem 'Wilde pode ganhar museu em Londres' (Multimídia, pág. 2, em 19/01/92) diz que o dramaturgo Oscar Wilde era inglês. Ele era irlandês." (23.jan.92)

Oscar Wilde (1854-1900) é autor do romance "O Retrato de Dorian Gray".

GRACILIANO RAMOS

"A reportagem 'Arquivos estão deteriorados', publicada ontem à pág. 1-8 (Brasil), traz dados incorretos sobre a vida do escritor Graciliano Ramos. Ele nasceu em Quebrângulo (AL) e foi prefeito em Palmeira do Índios (AL)." (10.out.95)

O texto corrigido dava a entender que o escritor nascera em Palmeira dos Índios. Graciliano Ramos (1892-1953) escreveu "Memórias do Cárcere".

MACONDO

"Há um erro de informação à pág. 4-1 do caderno Ilustrada da edição de hoje. A cidade de Macondo é criação literária do escritor colombiano Gabriel García Márques, e não do peruano Mario Vargas Llosa." (5.mai.93)

Macondo é a cidade onde se passa a narrativa do livro mais famoso de Márquez, "Cem Anos de Solidão".

ATOR POR AUTOR

"A biografia do ator Grande Otelo publicada na edição do dia 27 último, à pág. 3-5, informava erradamente que Rodolfo Maier foi o autor de 'As Mãos de Eurídice'. A peça foi escrita por Pedro Bloch." (30.nov.93)

Rodolfo Maier (1910-1985) foi o ator que se notabilizou por interpretar a peça mais famosa de Pedro Bloch.

JABORIANAS, RODRIGUIANAS, SUASSUNIANAS

"Diferentemente do publicado na pág. Especial 2 (Acontece) do último domingo (29/11), Arnaldo Jabor, e não Nelson Rodrigues, é o autor de 'Eu Sei Que Vou Te Amar'. Além disso, Rodrigues escreveu 'Vestido de Noiva' (e não 'Vestido de Noite'), e Ariano (e não Adriano) Suassuna escreveu 'A História do Amor de Romeu e Julieta'. " (1.dez.98)

BALZAC VÍTIMA DE DIGITAÇÃO

"O escritor francês Honoré de Balzac morreu em 18 de agosto de 1850, não em 1950, como foi publicado em identificação de foto no Mais! de hoje (pág. 5-4)." (16.mai.99)

BAUDELAIRE VÍTIMA DA DIGITAÇÃO

"O poeta francês Charles Baudelaire morreu em 1867, e não em 1967, como está escrito à pág. 5-5 (Mais!) de hoje." (11.mai.97)

"MANÉ" CERVANTES?

"O autor de 'Dom Quixote de La Mancha' é Miguel de Cervantes, e não Manoel, como saiu publicado no texto 'Dom Quixote' vira 'nordestino na Globo', à página 5 do TV Folha da edição de anteontem." (19.out.99)

DESCARTES

"O texto 'Pensador americano refuta erros filosóficos sobre a consciência' (pág. 4-12, Ilustrada, 18/7) situou erroneamente o filósofo francês René Descartes (1596-1650) no século 18. A principal obra de Descartes, o 'Discurso do Método', foi escrita em 1637."


Dicas do Programa de Qualidade

Antologia do Erramos

Impropriedades literárias

Pérolas datilográficas


Heresias

Gaiata ciência

A informação como ela não é

Proezas em língua pátria

Proezas em língua estrangeira

Terminologia jurídica

O que está por trás dos nomes

A dimensão das coisas

Desserviço ao leitor

Quando um nome passa a ser um problema

Confusões histórico-geográficas

Vale mais que mil palavras

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.