Colunas

Destaques GLS

14/11/2007

Bastidores do festival Mix Brasil

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

A festa de abertura da 15ª edição do festival Mix Brasil reuniu diversas tribos no foyer do auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em uma festa que rolou até a madrugada desta quarta-feira.

Sérgio Ripardo/Folha Online
DJ sul-africana Cndo anima pista da festa do festival Mix Brasil
DJ sul-africana Cndo anima pista da festa do Mix Brasil no Memorial da América Latina

Circulando na pista, animada pela DJ sul-africana Cndo, André Fischer, pai do evento, tentava resolver, por celular, as pendências para fechar a segunda edição da revista "Junior", que deve chegar às bancas até a última semana deste mês.

Sérgio Ripardo/Folha Online
Pai do festival, André Fischer tentava trazer ao mundo a segunda "Junior"
Pai do festival, André Fischer fazia, por celular, ajustes de última hora na 2ª "Junior"

Já Duilio Ferronato, colunista da Revista da Folha, conversava com a diva transex Cláudia Wonder, revelando, com bom humor, ter sofrido ataque de um hacker chamado "Punhetinha".

Cláudia contava que, nesta quinta-feira (15), estará na programação dos shows gratuitos do Mix Music, no vale do Anhangabaú, do meio-dia às 18h, com Deize Tigrona, Madame Mim, além de drags e DJs.

Sérgio Ripardo/Folha Online
Duilio Ferronato e Claudia Wonder conversam sobre hacker e show
Colunista Duilio Ferronato e diva Claudia Wonder conversam sobre ataque de hacker

O festival Mix Brasil é o último grande evento do calendário GLS do ano de São Paulo. Quem faz a cena já planeja 2008, quando a parada gay acontecerá excepcionalmente no mês de maio. O motivo é que Corpus Christi vai cair no dia 22 de maio (uma quinta). O mercado quer aproveitar o fluxo de turistas no feriadão, programando a parada para o dia 25 (um domingo).

Sérgio Ripardo/Folha Online
Augusto Rossi quer fazer concurso de beleza para ursos
Produtor Augusto Rossi, da Woof!, planeja concurso de beleza para ursos em 2008

Fim do ano

O produtor Augusto Rossi quer promover na semana da parada de 2008 um concurso de beleza voltado para os gordinhos gays. A idéia é escolher o urso mais bonito do país, o Mr. Bear Brasil. No próximo dia 14 de dezembro, será realizada a última edição da festa Woof! no Ocean Club, um inferninho hétero que caiu no gosto da turma neste ano, em frente ao teatro Cultura Artística, no centro.

Rossi, que não é gordinho, contou casos curiosos sobre a experiência de organizar festas para ursos. Uma delas é a balada que acontece às quartas-feiras na sauna 269 (r. Bela Cintra, 269, Consolação). Rossi chega a ficar só de toalha, mas não desperta nenhuma atenção entre gordinhos e seus admiradores, os chasers.

Sérgio Ripardo/Folha Online
DJ Pomba vai tocar no vale do Anhangabaú nesta quinta
DJ André Pomba, da revista Dynamite, toca no vale do Anhangabaú nesta quinta-feira

On the rocks

No foyer, a colunista Fabíola Reipert, de Zapping, acompanhava o movimento no coquetel após a exibição do filme sul-coreano "Dasepo Soyeo: travessuras e gostosuras" -- ("O festival merecia um filme de mais impacto para a abertura", xoxava alguém). Algum famoso escondido por aqui, Fabíola? "Ninguém". Realmente, predominava a turminha habitué. "Olha, aquele é o Cláudio Cury" era o máximo de suspiro de um "wannabe", enquanto disputava espaço para conseguir uma dose de vodca Skyy ou uma latinha de Red Bull.

Sergio Ripardo/Folha Imagem
Drag Salete Campari vai organizar concurso no Carnaval
Salete Campari, que vai organizar concurso no Carnaval, brinca diante de cartaz

Falando em nome de bebida, a drag Salete Campari atualizava seu séquito. "Vou organizar um concurso para escolher a rainha e o rei do Carnaval 2008."

Já Kaká di Polly fazia entrevistas para seu "Atitude Mix". Única ruiva à vista, a fotógrafa Ida Feldman registrava todos os burburinhos da festa.

Outra lenda do mundinho, o DJ André Pomba, que comanda a balada Grind nos domingos do clube A Lôca, confidenciava que, às vezes, cumprimenta pessoas em festas sem saber quem elas são. "É um excesso de promoter", diz Pomba, que tocará no Anhangabaú, na quinta, no Mix Music.

Sergio Ripardo/Folha Imagem
Fotógrafa Ida Feldman dá uma pausa nos cliques da festa
Fotógrafa Ida Feldman dá uma pausa nos cliques da festa

Meninas

Em menor número, as meninas também badalavam. A DJ Camila Saquietti, do trio Miss Scania & Pussylovers (que inclui ainda Mari Aranha e Michelle Britto), conversava, na maior alegria, com a amiga Fernanda Gonzales. Onde as dykes mais iradas vão se encontrar nos próximos dias em São Paulo? Resposta de Camila: nesta sexta-feira, a partir das 15h, no Espaço Unibanco (r. Augusta, 1.475), onde haverá a sessão "Girls on Film", com filmes só para meninas. A partir das 19h30, elas relaxam em coquetel, com apresentação de DJs como Miss Scania & Pussylovers.

Sergio Ripardo/Folha Imagem
DJ Camila Saquietti (à esq.) e amiga Fernanda falam sobre a agenda das meninas
DJ Camila Saquietti (à esq.) e amiga Fernanda falam sobre a agenda das meninas

No mundo dos garotos ligados na internet, o bafo era outro. O blogueiro gay Marcos Costa, do Carioca Virtual (www.cariocavirtual.com), falava do boicote atribuído à The Week. Ele teria uma coluna GLS na revista "Drops", mas o projeto acabou morrendo na praia. Ele culpa a interferência de seus desafetos, já que costuma publicar críticas à famosa boate da Lapa (zona oeste).

Sérgio Ripardo/Folha Online
Blogueiro Marcos Costa conta que perdeu coluna em revista
Blogueiro Marcos Costa conta que perdeu coluna em revista por causa de clube

No banheirão, muito retoque de maquiagem e cabelão. O clima era bastante familiar, um respeito à obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que completa 100 anos em dezembro. Uma bibinha mais experiente tinha uma explicação menos cabeça, na ponta da língua: "Aqui, meu bem, todo mundo se conhece. Não rola nada. Banheirão a gente só faz em lugar com muito enrustido, em banheiro de shopping ou de rodoviária."

Sergio Ripardo/Folha Imagem
Menina com traços orientais beija espelho na festa
Menina com traços orientais beija espelho na festa em pose para um fotógrafo

De mais explícito mesmo, só uma garota de traços orientais, vestida de colegial, tocando o espelho com sua língua, enquanto era dirigida por um fotógrafo. Lembrava até a vilã Go Go Yubari, interpretada pela lolita japonesa Chiaki Kuriyama em "Kill Bill 1". Toda essa estética porque o festival neste ano foca no cinema oriental. Ou como diz o slogan nos cartazes: "Brigas de espada como você nunca viu".

Fim da festa. De volta para casa, eis que o taxista pega o rádio e avisa aos colegas: "O Memorial tá bombando. Vai pra lá". Com certeza, ele não usou o verbo "bombando". Mas entendi que era um dia de festa para ele também.

Podcast

Ouça uma conversa informal com os blogueiros Hallan Moulin, do Xpoise.net, e Alberto Pereira Jr, do Zappingnews.blogspot.com.

Sérgio Ripardo conversa com dois blogueiros

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

FolhaShop

Digite produto
ou marca