HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
20/06/2005
SuperAção Jovem contribui decisivamente para
redução da violência nas escolas paulistas

 

O SuperAção Jovem, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em aliança com o Instituto VIVO e Lide/EDH (Grupo de Líderes Empresariais / Empresários pelo Desenvolvimento Humano), parceiros do Programa Escola da Família, criado há dois anos pela Secretaria de Estado de Educação para intensificar a relação escola-comunidade, tem contribuído significativamente para a redução da violência nas escolas paulistas, com números expressivos nas 2.102 escolas em que está implantado.

Comparação entre o período de setembro de 2002 a fevereiro de 2003, quando o Escola da Família ainda não havia sido implantado, com setembro de 2004 a fevereiro de 2005, já com as 5.306 escolas abertas nos sábados e domingos, indica redução de 36% nas ocorrências policiais registradas no entorno da escola. As que mais caíram (50,8%) foram as ocorrências contra a pessoa (agressões físicas envolvendo alunos professores e funcionários e homicídios), um indicativo de que o Escola da Família está contribuindo para harmonizar as relações entre professores e alunos.

Os percentuais de redução de violência são ainda mais expressivos se computadas apenas as 2.102 escolas que abrigam o SuperAção Jovem. Nessas escolas, caíram em 55,4% as ocorrências de agressão física e 57,3% as ameaças a professores, alunos ou funcionários feitas por alunos. O número de homicídios zerou e registra-se também a diminuição expressiva de 85,7% no porte de drogas e 62,7% no consumo, além de 62,9% no porte de armas e 42,2% nos furtos. As ocorrências contra as instalações escolares também caíram: as depredações diminuíram em 43% e as pichações, 33%.

Contando com a cooperação técnica da UNESCO, o Programa Escola da Família foi criado, entre outros motivos, a partir da constatação de que, em São Paulo, assim como no resto do país, os jovens são as principais vítimas da violência. O mais vulneráveis são justamente os de menor renda, que vivem nas periferias das grandes cidades e que se ressentem da falta de atividades nos finais de semana, período que os homicídios chegam a aumentar 60% em relação às ocorrências registradas nos dias úteis.

Por trás de uma idéia aparentemente simples, a abertura das escolas nos finais de semana, o Escola da Família pretende ser uma ferramenta na construção de uma cultura de paz e no combate às desigualdades. No ambiente escolar, os jovens – especificamente em situação de vulnerabilidade social – têm menos chances de se expor à violência e mais e mais oportunidades de acesso à educação, à cultura e ao lazer.

Para comemorar esses resultados e planejar ações futuras, cerca de 2.400 diretores dessas escolas e dirigentes de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo reuniram-se hoje em São Paulo no Grande Encontro de Decisores do Programa SuperAção Jovem, que homenageou dirigentes e diretores de regiões e escolas que se destacaram na aplicação do SuperAção Jovem e Diretorias de Ensino que mais se aproximaram ou superaram as metas de excelência do Programa.

Onze dirigentes de ensino e onze diretores de escolas que obtiveram os melhores resultados na implementação do Programa receberam a medalha “Atitude Senna”. Durante o evento, onze jovens representantes dos times de mobilização das Diretorias de Ensino em todo o Estado discutiram com Viviane Senna e Gabriel Chalita suas experiências à frente dos projetos de suas escolas, que têm o objetivo de solucionar problemas da comunidade ou da escola.

O objetivo do Encontro era mobilizar dirigentes de ensino e diretores de escola para ampliar e consolidar o Programa, criando as condições e oportunidades educativas para o desenvolvimento humano dos jovens, e formar diretores para compreenderem o que é o SuperAção Jovem e o que ele faz pela escola. O Grande Encontro também buscou reconhecer os decisores cujas regiões e escolas têm bom desempenho no Programa e reafirmar a co-responsabilidade entre os parceiros em favor da causa da juventude, com base nas conquistas já realizadas nos últimos dois anos.

Durante o encontro houve ainda uma Aula Magna com o pedagogo e professor Antonio Carlos Gomes da Costa sobre Educação para o Desenvolvimento Humano de Jovens, além da formação de decisores, que acontecerá nos dias seguintes ao evento. Estas duas ações são desenvolvidas pelo Centro Avançado de Tecnologias Sociais Ayrton Senna que certificará os participantes da formação.

Estiveram presentes no evento o governador Geraldo Alckmin, o secretário da Educação do Estado, Gabriel Chalita, o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o diretor do Instituto VIVO, João Luis Barroso e o representante do Lide/ EDH, Sérgio Rodrigues, além de 89 dirigentes de ensino da Secretaria da Educação, 2.102 diretores de escolas parceiras do SuperAção, 178 supervisores e Assistentes Técnico-Pedagógicos responsáveis pela gestão regional do programa SuperAção Jovem e 11 jovens representantes dos times de mobilização das Diretorias de Ensino em todo o Estado.


Sobre o SuperAção Jovem
O Programa SuperAção Jovem viabiliza oportunidades para que os jovens desenvolvam seus potenciais como pessoas, cidadãos e futuros profissionais implementando soluções para os problemas da escola e de sua comunidade. Nas escolas públicas do Estado de São Paulo, ele é desenvolvido há dois anos, atingindo mais de 100 mil jovens, em aliança com o Instituto VIVO, Lide/EDH (a partir de 2005) e Governo do Estado. Um dos seus instrumentos pedagógicos e mobilizadores é o Game SuperAção, uma fórmula participativa, dinâmica e envolvente que leva os adolescentes a transformarem a si mesmos e à comunidade a sua volta..

Para isso, reúnem-se em equipes, elegem o problema a ser enfrentado na escola ou na comunidade, elaboram um projeto e o inscrevem no Game. Mas que tipo de projetos? Aí entra a criatividade dos participantes: desde melhorar a infra-estrutura da escola, apoiar o aprendizado dos alunos mais novos, solucionar problemas ambientais, até dar apoio às famílias de baixa renda, creches ou abrigos de idosos da comunidade.

Durante a dinâmica do Game SuperAção, cada jovem é estimulado a refletir sobre questões pessoais e aquelas que envolvem o convívio em grupo, as diferenças, a importância da aquisição e criação de conhecimentos e a preparação para entrar e permanecer no competitivo mundo do trabalho. A partir dessa dinâmica em que o jovem torna-se protagonista de sua história, o SuperAção Jovem quer formar uma juventude solidária, autônoma e competente, que assuma o seu papel de ajudar a transformar o país.

O SuperAção também está implementado nos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Pará, numa aliança entre o Instituto Ayrton Senna e Instituto VIVO. Em 2005, o Superação atingirá 194 mil jovens de 2230 escolas de 492 municípios de 5 estados e é desenvolvido por 9.171 educadores.

Sobre o Escola da Família
Educação para uma cidadania ativa. Transformar esse conceito em ação levou a Secretaria de Estado de Educação a iniciar, há dois anos, o programa Escola da Família, que envolve todas as escolas da rede pública estadual. Com apoio de quatro parceiros macro, operadores de tecnologias sociais -- Unesco, Instituto Ayrton Senna, Faça Parte, organização promotora de voluntariado, e instituições privadas de ensino superior, que por meio da Bolsa Universidade integra mais de 30 mil universitários o programa -- o Escola da Família promove ações de interação Escola-Comunidade, abrindo as portas das escolas nos finais de semana para atividades de esporte, cultura, saúde e qualificação para o trabalho.

O Escola da Família envolve diretamente mais de 5.300 diretores, vice-diretores e professores coordenadores, 300 coordenadores de área, 30 mil educadores universitários e mais de 41 mil voluntários, todos engajados na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos valores capazes de fomentar uma vida saudável e uma cultura de paz.

Desde a implantação do programa, o Escola da Família já realizou mais de 100 milhões de atividades, sendo reconhecido como responsável pela significativa redução de violência na escolas, formador profissional e estimulador de ações protagonizadas pelo jovem e pela comunidade.

As informações são do Instituto Ayrton Senna.

   

NOTÍCIAS ANteriores
17/06/2005 Instituto de Neurociência contribui com a comunidade
16/06/2005 Experimento redescobre a força do cérebro
15/06/2005 Governo federal divulga pacote de medidas para a área da Educação
14/06/2005 Operário toma lugar de executivo no estudo de idiomas
13/06/2005 MEC vai anunciar "pacote de bondades"
09/06/2005 Trabalhos monótonos fazem mal ao coração
07/06/2005 Supermercado estimula profissionais ao promover casamentos comunitários
03/06/2005 Informática: novo campo de trabalho para psicólogos
02/06/2005 Santa Catarina é exemplo em desenvolvimento humano