Antes
mesmo de aprender a ler, quase um quarto das crianças
norte-americanas aprende a fazer uma coisa que até
mesmo alguns adultos não sabem direito: navegar na
internet.
Um relatório elaboradopelo departamento de Educação
dos Estados Unidos demonstrou que é grande o número
de internautas entre dois e cinco anos.
Em casa e na escola, os usuários mirins acessam sites
com histórias e lições animadas, que
ensinam letras, números e rimas.
Supervisão
De acordo com o relatório, produzido em 2003 e divulgado
neste ano, cerca de 23% das crianças entre três
e cinco anos já navegaram na rede. Quando chegam ao
jardim de infância, 32% delas já usaram a internet,
normalmente sob a supervisão de um adulto.
Segundo a superintendente acadêmica da editora de livros
infantis Scholastic, Francie Alexander, durante a idade pré-escolar
é necessária a ajuda dos pais e de professores
para navegar na internet com segurança.
Uma das atividades favoritas dos pequenos internautas é
escrever e-mails para os avós. Além de ajudar
na alfabetização, as mensagens eletrônicas
contribuem para amenizar a ansiedade das crianças em
receber logo uma resposta. "Elas adoram a idéia
de enviar um e-mail e já ter uma resposta meia hora
depois", conta Alexander, que é também
autora de um guia da internet para crianças.
O site da Scholastic (www.scholastic.com) tem uma seção
infantil com personagens, dedicada a quem entra na internet
para ler, escrever e brincar. Em PBS Kids (pbskids.org), que
conta com mais de uma dúzia de sites para crianças
em idade pré-escolar, estão os personagens de
"Vila Sésamo" e o dinossauro Barney.
No Arnold & Porter Children's Center (www.arnoldporter.com),
em Washington, crianças de quatro e cinco anos podem
se juntar em pequenos grupos para realizar atividades no computador.
Além de aprenderem a resolver problemas e desenvolverem
a coordenação motora, elas exercitam seus relacionamentos
nos trabalhos feitos com os colegas.
O trabalho em grupo ajuda a criança a relaxar e a aceitar
correr riscos enquanto aprende. "Quando adultos, tememos
fazer bobagens e explodir o computador. Você nunca sabe
se vai apertar o botão errado e perder todos os seus
dados", exemplifica Sally D'Italia, diretora do centro.
Quase todas as escolas americanas estão conectadas
à internet. Segundo o governo, há cerca de um
computador para cada cinco estudantes. Muitos deles estão
bem à frente de seus professores e sabem que, em breve,
os mais novos estarão ainda mais adiante.
Cuidados
Os educadores afirmam que o acesso deve ser feito com discernimento.
Além de bloquearem conteúdos inadequados, as
escolas devem se certificar de que as lições
são baseadas em pesquisas e apropriadas ao estágio
de desenvolvimento da criança.
Segundo Mark Ginsberg, diretor-executivo da Associação
Nacional para a Educação de Crianças,
outro risco é colocar crianças de três
e quatro anos diante de uma lição que exige
habilidades gráficas ou discernimento de palavras -aptidões
para as quais ainda não estão preparadas.
Felizmente, diz Ginsberg, cada vez mais educadores estão
usando a tecnologia com criatividade -e de maneira apropriada.
As informações são da Folha de S. Paulo.
|