REFLEXÃO


Envie seu comentário

 
 

pensata
20/05/2008

USP dá um péssimo exemplo

Imagine uma universidade com sofisticados laboratórios e bibliotecas, nos quais se reúnem professores, pesquisadores e alunos da elite econômica de um país. Imagine também que, nesse lugar, além da excelência acadêmica, as pessoas estejam preocupadas com a inclusão social. Finalmente, imagine que aquele seja considerado um dos principais centros de conhecimento da América Latina e até do mundo. Está pronto?

Agora, imagine que, nesse espaço, se coloque uma escola pública gerida por uma faculdade de Educação, destinada majoritariamente aos filhos de funcionários dessa mesma universidade. Como você acha que seria essa escola pública? Lamento, mas você, caro leitor, errou.

Existe uma escola pública, com apenas 733 alunos, dentro da USP, a principal referência brasileira de ensino superior. Essa escola, entretanto, não está nem mesmo entre as 40 melhores do Estado de São Paulo, a julgar por um indicador que acaba de ser divulgado (o detalhamento está neste link).

O resultado mereceria várias teses de doutorado sobre a dificuldade de articulação de uma escola pública com a sua comunidade. Basta que um punhado de voluntários da USP assuma a tutoria dos alunos que apresentam maior dificuldade ou que se usem melhor os recursos disponíveis na universidade (laboratórios, bibliotecas e museus), além dos serviços médicos, psicológicos e assistenciais, para que, em curto período, aquela escola seja uma das melhores do Brasil.

A USP prestaria um gigantesco serviço à nação se usasse sua inteligência para ensinar a fazer melhores escolas públicas --aliás, está nas suas origens a missão de ajudar a educação pública. Ao contrário disso, porém, dá um mau exemplo, que arranha sua imagem perante os cidadãos e contribuintes.


Link relacionado:
O mistério do câncer


Coluna originalmente publicada na Folha Online, editoria Pensata.

   
   
 
 

COLUNAS ANTERIORES:
19/05/2008
O mistério do câncer
16/05/2008
Índice é arma nas mãos do cidadão
14/05/2008
Levantamento reprova ensino na rede estadual de São Paulo
14/05/2008
A ignorância é só dos pernambucanos?
14/05/2008
O camelô do futuro
12/05/2008
Um oásis de emprego para jovens
12/05/2008
O buraco é muito mais embaixo
07/05/2008
Sonhos benignos
06/05/2008
Déficit de QI baiano é verdade
05/05/2008
O professor dos burros
Mais colunas