HOME | NOTÍCIAS  | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

urbanidade
30/11/2005
Professor da estrada

Artur Simões veio do interior para São Paulo com o objetivo de estudar direito. Tirou boas notas e foi premiado na Faculdade Mackenzie por sua monografia sobre desobediência civil. Formado, guardou o diploma e preferiu ficar longe de qualquer expressão em latim, das petições, dos ternos e das gravatas. Imaginava-se viajando pelo mundo, montado numa bicicleta.

Desde criança, Artur tinha o hábito de fazer longos passeios de bicicleta. O hobby foi se aprofundando com a idade: adolescente, começou a rodar pelas estradas. Fazia parte de sua rotina ir pedalando até São José dos Campos, onde mora sua família. "No ano passado, o hobby virou coisa séria."

Desde então, ele pensava em transformar o ciclismo numa profissão. Seu projeto era mais complexo do que realizar uma atividade esportiva: queria combinar o prazer pelas estradas com seu gosto pelo estudo. Até que teve uma idéia, viável graças à internet. Como já tinha um site (www.pedalnaestrada.com.br), pensou em relatar virtualmente sua expedição para estudantes conectados na rede.

Em parceria com escolas, seu projeto visa relatar costumes, histórias e curiosidades dos locais em que estiver passando e responder às perguntas dos alunos. "É um jeito de ajudar nas aulas de história e geografia." Com esse plano de aulas, conseguiu um patrocinador - a empresa farmacêutica Bristol- Myers- e vai começar, em abril do próximo ano, a volta ao mundo, prevista para três anos.

A jornada se inicia em Londres rumo à África, cruzando Ásia e Oceania, voltando pelas Américas -alguns trechos serão feitos de navio ou avião. Na bagagem, além dos apetrechos necessários para um ciclista, irão também alguns livros para ajudá-lo a dar informações aos estudantes.

Talvez influenciado por sua premiada monografia, Simões rebelou-se contra a carreira que lhe estava destinada. Nessa desobediência, ele está inventando um novo tipo de professor -o professor das estradas. "Isso me atrai bem mais do que a sisudez dos tribunais."


Coluna originalmente publicada na Folha de S.Paulo, na editoria Urbanidade.

   
 
 
 

COLUNAS ANTERIORES
29/11/2005 Lula pode comemorar
28/11/2005 As aulas de mídia da garota de programa
23/11/2005 Cemitério Cor
31/10/2005 Uma monumental prova de irresponsabilidade
21/10/2005 Cidadania 24 horas
16/11/2005 Museu da natureza morta
14/11/2005 Prazer dá dinheiro
09/11/2005 Incubadora de alternativos
08/11/2005 Brasil forma doutor em fraude