HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
ARTE POPULAR
19/05/2005
Manifestações culturais de Pindoretama serão mapeadas

PINDORETAMA ( CE) - As manifestações culturais do Município de Pindoretama estão sendo mapeadas. A inclusão social pela cultura, gerando emprego e renda, é o principal objetivo do trabalho. Entre as ricas expressões desenvolvidas pelos artistas populares da cidade já identificadas estão o drama - organizado por dona Maria de Lourdes, de 67 anos, da comunidade dos Emas; o mamulengo do mestre Nonato, 79 anos, de Caponga Funda; de seu discípulo Bio, de 48 anos, da comunidade do Ema; o pastoril, também da mestra Maria de Lourdes; além do pau da fita, da comunidade do Araújo.

Pindoretama chamou-se primitivamente Baixinha e Palmares. Suas origens remontam ao Século XIX, quando moradores, vindos de regiões vizinhas, fizeram aos poucos o seu povoamento. A cidade tem uma forte identidade cultural, caracterizada pela presença significativa de engenhos e de personagens típicos como a rendeira e a bordadeira. O Município possui entre 35 a 40 engenhos que produzem essencialmente a rapadura. As maiores plantações são de cana-de-açúcar. Segundo a Prefeitura, as casas de engenho resistem às adversidades e são fontes de renda principalmen-te nas localidades de Pratiús, Alagadiço Seco, Coqueiro do Alagamar, Caponguinha, Araújo.

Uma das preocupações do governo municipal é fortalecer e impulsionar tradições como os folguedos e as artes populares que foram segregadas pelos modismos. O trabalho é realizado com apoio dos mais velhos, que ainda guardam na memória as tradições e histórias. A idéia é que eles repassem esses conhecimentos às novas gerações.

O prefeito José Gonzaga Barbosa, que também é cordelista, acredita que fortalecer as manifestações culturais revelando assim a identidade do povo é um dos caminhos para o desenvolvi-mento da auto-estima e reconhecimento da dignidade. “Por isso, nossas ações estarão voltadas para a disseminação da consciência do valor das nossas tradições populares, com destaque para as criações originais, preservadas e aprimoradas através do tempo”.

Pindoretama, a 42 quilômetros de Fortaleza, possui uma área de 75,70 Km², distribuída entre a sede e mais dois distritos: Pratiús e Capim de Roça. Conforme dados extraídos do Censo 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Município é de 13.577 habitantes. Sua padroeira é Nossa Senhora da Conceição.

O Município de Pindoretama teve sua emancipação no ano de 1987, pela Lei no 11.413 de 28 de dezembro do ano do mesmo ano, desmembrando-se do Município de Cascavel.

Sua toponímia revela ser Pindoretama uma palavra composta originária do Tupi: Pindoba – folhas da palmeira e retama – região, significando Região das Palmeiras.


As informações sçai do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza - CE.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIOreS
17/05/2005 Líderes para a sociedade civil
17/05/2005 Empresa firma parceria com a Ação Comunitária
13/05/2005 Comunidade Kaingang recebe orientação sobre alcoolismo e DST/AIDS
09/05/2005 Mães demonstram sua força ao lidar com dificuldades de seus filhos
09/05/2005 Ações de cidadania e saúde são desenvolvidas
05/05/2005 Música transforma comunidade em Londrina
03/05/2005 Líder comunitária da exemplo de cidadania
03/05/2005 Moradores podem se expressar com palavras no Sarau da Cooperifa
03/05/2005 Rádios comunitárias da Baixada sofrem repressão
29/04/2005 Quimioteca tem participação ativa de voluntários