Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 02.04.02

 

 

Exclusão digital afeta mais as mulheres

A revolução digital está passando ao largo das mulheres brasileiras. E, com isso, sua exclusão dos postos de trabalho mais qualificados pode se tornar um problema crônico. Estudo inédito realizado pela Fundação Perseu Abramo revela que apenas 29% das brasileiras são usuárias de computador e somente 14% da população feminina acessa sempre ou vez ou outra a internet. Abaixo, até mesmo, da média nacional (19%).

A forma de participação no mercado de trabalho, se formal ou informal, cria duas realidades distintas da mulher com a informática. Em média, 57% das mulheres que estão na população economicamente ativa (PEA) já viram um computador, mas nunca o usaram. O número de mulheres que utilizam o computador com freqüência restringe-se a 14%. Entre as mulheres com carteira assinada, 59% nunca utilizaram a internet e 29% acessam a rede com certa regularidade. Entre as que estão na informalidade, 55% estão fora da rede, contra 13% que estão "online" com freqüência.

Tradicionalmente, mulheres brasileiras têm escolaridade maior que os homens. O que poderia pressupor maior preparo para ocupar cargos que exigem conhecimentos em novas tecnologias. Não é o caso. Uma das conclusões mais surpreendentes do estudo é a de que o crescente nível de escolaridade entre as mulheres não tem ajudado a reverter sua situação diante da realidade virtual. Só as mulheres que concluíram o ensino superior têm o hábito de acessar a internet. Nesse universo, a proporção de usuárias chega a 69%.

Ao que tudo indica, ainda há uma concentração masculina nos setores mais informatizados e, às mulheres, estão sendo direcionados postos na saúde e educação.


Leia mais:
- Brasileira ignora o uso do computador, aponta pesquisa


 

 
                                               Subir    
 

 DIA 01.04.02

  Desgaste no trabalho traz distúrbios psíquicos a médicos
   
 

 DIA 28.03.02

  Desemprego mantém quedas recordes em São Paulo
   
 

 DIA 27.03.02

  Indústria desacelera e emprego caí pelo terceiro mês consecutivo
   
 

 DIA 26.03.02

  Ativista negra processa empresas que exploraram mão-de-obra escrava
   
 

 DIA 25.03.02

  Motos viram ganha-pão das classes C e D da população
   
 

 DIA 22.03.02

  Crescimento do emprego formal fica aquém do esperado
   
 

 DIA 21.03.02

  Pelo bem da profissão, trabalhador brasileiro esquece qualidade de vida