.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

social
09/12/2004
União prepara SUS da assistencial

O governo federal começou neste ano a calcular os valores dos serviços de assistência que serão usados na "tabela" do novo Suas (Sistema Único de Assistência Social). O trabalho vem sendo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e deve ficar pronto no início de 2005.

O novo sistema funcionará nos moldes do SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, haverá um valor para cada tipo de serviço. Estados e municípios prestam o atendimento, de acordo com a necessidade local, e recebem verba da União com base na tabela.

Hoje, por exemplo, os recursos são carimbados,os municípios recebem um montante determinado para cada tipo de programa.

"O governo federal sempre amarrou os projetos na área social e os entregou de forma acabada aos Estados e municípios. Agora vamos descentralizar o repasse, contratando os serviços que cada município entende que precisa desenvolver", diz Márcia Lopes, secretária-executiva do Desenvolvimento Social.

Os recursos destinados a aposentadorias e benefícios pagos a idosos e portadores de deficiência física (chamados de BPCs) estão fora dessa conta.

O Suas deve prever duas grandes áreas de atendimento: a de proteção social básica, que compreende serviços de orientação e encaminhamento de famílias, e a de proteção especial, englobando os centros de referência.

Descentralização
O novo sistema visa a descentralização do modelo de gestão da assistência social e a sua organização em todo o país. Vai padronizar a nomenclatura das secretarias de Assistência Social -que variam de acordo com o Estado ou o município- e traçar objetivos e metas de co-financiamento das três esferas de governo.

Somente no ano passado, os gastos de União, Estados e municípios com assistência social chegaram a R$ 12,325 bilhões, sendo 53% do governo federal.

Os serviços e programas terão a família como foco prioritário, além de prever o controle social, com o fortalecimento dos conselhos instalados em cada cidade.
"Na prática, queremos tirar do papel as diretrizes que já estão na Lei Orgânica da Assistência Social", afirma a secretária-executiva do Desenvolvimento Social.

As linhas gerais do Suas foram aprovadas dentro da Política Nacional de Assistência Social no segundo semestre deste ano.


As informações são do jornal Folha de S.Paulo, sucursal de Brasília.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
09/12/2004
Ministério destrói armas e inaugura centro de treinamento
08/12/2004
Governo já admite corrigir mínimo em janeiro
08/12/2004 Estado lança Programa de Inclusão Digital do Professor
08/12/2004
Mulheres lançam movimento por um país ético
08/12/2004
Justiça determina que UFPR não adote sistema de cotas
08/12/2004
Universidades do Rio vão se adaptar a surdos
08/12/2004
Ilhas digitais funcionam como cyber café
07/12/2004
Projeto de Reforma Universitária prevê primeiro emprego
07/12/2004
90% dos jovens adquirem drogas lícitas sem a ajuda de adultos
07/12/2004
Anvisa proíbe venda de 130 remédios similares