cyber
04/09/2007

Pela internet, estudantes ganham embate contra banco inglês

João Batista Jr.


De um lado, um dos maiores bancos do Reino Unido. De outro, estudantes universitários. Local do embate? A internet.

Furiosos com a notícia de que o HSBC iria cancelar o benefício de não pagarem juros por usar o limite de dinheiro dado pelo banco, os universitários fizeram um motim. Organizaram-se no Facebook, site de relacionamentos virtual similar ao Orkut, para pressionar o banco a rever a medida tomada.

A estratégia inicial foi mostrar o quão importante era não pagar os tais juros. Depoimentos de milhares de pessoas contavam como seriam prejudicadas com a perda do benefício. O que mais foi citado pelos universitários é o fato deles, muitas vezes, não estarem no mercado de trabalho (e pagar os juros, assim, seria uma grande despesa dentro do orçamento pessoal).

Depois dos relatos, veio a chantagem: postaram mensagens dizendo que, caso a medida entrasse em vigor, eles não seriam fiéis ao banco. Isto é, acabada a faculdade não manteriam a conta na mesma instituição.

Passado esse dois momentos, se organizaram para uma terceira e última ação: cada estudante deveria ligar para sua agência pedindo a revisão da medida.

Resultado: o HSBC avaliou que a imagem da instituição estava sendo prejudicada pelo fato de a imprensa já estar cobrindo a iniciativa dos alunos e voltou atrás ao anunciar que os universitários vão continuar livres dos juros ao usar o limite. No Facebook, agora chovem mensagens de celebração da vitória dos universitários.

Lado positivo
Ainda que já tenha gerado dúvida por permitir a bisbilhotagem da vida alheia e a propagação de mensagens preconceituosas, o caso Facebook x HSBC mostra que o poder dos sites de relacionamento não pode ser subestimado.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
03/09/2007
Lançamento da Virada Esportiva
03/09/2007
Rio Pinheiros terá obra de despoluição retomada
31/08/2007
Passado presente no samba
31/08/2007
Suposta obra para enchentes gera polêmica por impedir prática de skate
31/08/2007 Calçadas e fachadas da Teodoro Sampaio serão remodeladas
30/08/2007 Consumo de álcool entre jovens faz autoridades se reunirem
30/08/2007
São Paulo e Nova Iorque trabalham para a melhoria do ensino
29/08/2007
Depois de diversas tentativas, moção de deputado tenta reativar bar Riviera
29/08/2007
Casas podem ter paredes totalmente cobertas de plantas
28/08/2007
Museu da Cidade vai reunir acervo fotográfico
Mais matéria