raiz
31/08/2007

Samba de Comunidade

O Site Gilberto Dimenstein – Jornalismo Comunitário dá seqüência à série de reportagens Samba de Comunidade, que conta a história de três rodas em diversas regiões de São Paulo.

Esta é a segunda matéria da série. Na última sexta-feira (24/08) abordamos o grupo que começou se reunindo em cima da laje para tocar e hoje atrai mais de 600 pessoas da Vila Santa Catarina. Hoje, vamos contar a história de um pessoal em que a média de idade não ultrapassa os 25 anos, mas ao contrário do que isso possa indicar, o tipo de música que eles gostam de tocar foi composto há décadas atrás. É a roda de samba Passado de Glória.


Passado presente no samba

Heitor Augusto

Alguns rostos ainda têm espinhas, traço de adolescência que ainda persiste. Mesmo os músicos com sinais de calvice não passam dos trinta anos. Mas, ao contrário dos indícios, esses jovens sambistas não se debruçam sobre os compositores de hoje. Nada contra os novatos na estrada, mas para o pessoal do Passado de Glória, roda de samba do Jardim Nordeste, zona leste, o que importa, como o nome diz, é o passado.

Geraldo Filme, Paulo da Portela, Candeia, Nelson Cavaquinho, Cartola são alguns dos compositores que os jovens do Passado de Glória tocam. “A gente faz samba para a gente, não importa a modinha”, explica Alessandro de Souza Aguiar, o Bacabinha, um dos líderes da roda.

Como toda pérola, precisa ser garimpada. No caso dessa roda de samba, o garimpo significa meia hora de trajeto do centro da cidade de São Paulo até a Vila Nordeste, de carro. Tem também o estoque reserva de paciência com a falta de placas, além da dificuldade de encontrar o Largo Jurupanã, onde rola o samba, pois não consta em alguns guias.

O clima da roda é bem tranqüilo, muito diferente da agitação do Samba da Laje. A cada 15 dias, arma-se uma tenda em frente ao bar do seu Dimas, três mesas de alumínio ficam encostadas e os instrumentistas ao redor. Ao todo são 14 instrumentos: dois violões de seis cordas; dois tamborins; dois pandeiros; um reco-reco; um surdo; um repique; três cavaquinhos; uma cuíca; um agogô. O som resultante dessa mini-orquestra é denso, completo, preenche todos os espaços com acordes de fino trato.

Carência de cultura
“O pessoal da região está carente de cultura. A gente quer ensinar com o samba”, acredita Bacabinha. Para continuar ensinando e atrair a comunidade, o som tem de ser atraente e de qualidade. Pensando em aprimorar cada nota, o pessoal do Passado de Glória estuda como as músicas foram interpretadas e se reúnem depois para discutir. Sobre a cabeça de Bacabinha, pendurado em um canto da lona, fica um MP3 que grava cada música.

A roda existe há apenas três meses. A maioria dos integrantes toca informalmente e não sobrevive da música – à exceção de Tiago, um dos violonistas. O espírito que domina o Passado de Glória é expresso pelos versos de Candeia, estampados na camiseta oficial da trupe: “Não basta inspiração,/ não basta fazer uma linda canção/Pra cantar samba/Se precisa muito mais.” A comunidade do Jardim Nordeste agradece que o Passado de Glória se empenhe pelo “muito mais” que Candeia cita. “O samba é periferia. Trabalhando com samba, trabalha-se com periferia.”

Serviço:
Passado de Glória
Largo Jurupanã, em frente ao bar do seu Dimas – Jardim Nordeste
02/09 (este domingo. O Passado de Glória tem calendário fixo: rodas de samba quinzenais). Das 13h às 18h.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
31/08/2007
Suposta obra para enchentes gera polêmica por impedir prática de skate
31/08/2007 Calçadas e fachadas da Teodoro Sampaio serão remodeladas
30/08/2007 Consumo de álcool entre jovens faz autoridades se reunirem
30/08/2007
São Paulo e Nova Iorque trabalham para a melhoria do ensino
29/08/2007
Depois de diversas tentativas, moção de deputado tenta reativar bar Riviera
29/08/2007
Casas podem ter paredes totalmente cobertas de plantas
28/08/2007
Museu da Cidade vai reunir acervo fotográfico
28/08/2007
Selo valoriza estabelecimentos que proibirem cigarro
27/08/2007
Criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência gera discussões
27/08/2007
Robô leva clientes até os produtos procurados
Mais matéria