cidade
31/08/2007

Calçadas e fachadas da Teodoro Sampaio serão remodeladas

Heitor Augusto

Moradores e comerciantes da região de Pinheiros, zona oeste, terão um motivo adicional para comemorar o dia da Independência. A partir de 7 de setembro, as calçadas da Teodoro Sampaio – quadras da rua Henrique Schaumann até o Largo da Batata -, serão trocadas, ficando totalmente acessíveis a quem tem mobilidade reduzida (deficientes e idosos) e pedestres com carrinho de bebê. Além das calçadas, as fachadas de alguns estabelecimentos comerciais também serão remodeladas. A idéia é embelezar o trecho após a retirada de algumas publicidades devido à Lei Cidade Limpa. Também serão plantadas árvores em toda a extensão da rua.

A reforma deve ser concluída até dezembro. O cronograma inicial prevê que o primeiro trecho a remodelar seja entre as ruas Henrique Schaumann e Fradique Coutinho. Porém, os “moveleiros” (como são apelidados os comerciantes de móveis da Teodoro) acham que o melhor é que a reforma seja feita só em dezembro, período de queda das vendas. O subprefeito de Pinheiros, Nilton Nachle, diz que isso pode ser negociado. “A obra é dinâmica, o cronograma não é fixo”. Por conta do trânsito, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfico), vai ser consultada a respeito dos trechos.

Além da Teodoro Sampaio, outras 50 ruas vão passar por reforma nas calçadas, a próxima em estudo é a avenida Mateo Bei, na zona leste – elas estão incluídas no projeto Passeio Livre, da prefeitura. O pavimento será semelhante ao da rua dos Pinheiros. A expectativa é que cada trecho reformado funcione como um “eixo indutor de transformação”, ou seja, que a população do entorno se mobilize e torne, dentro do possível, a paisagem mais bonita.

Fachadas também serão embelezadas
Aproveitando a reforma das calçadas, a Associação Comercial de São Paulo e a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) fizeram um convênio para embelezar fachadas da Teodoro Sampaio. A Lei Cidade Limpa obrigou que muitas frentes degradadas, escondidas pelos anúncios dos estabelecimentos, ficassem a mostra.

Como nem todos os comerciantes têm condições financeiras de reforma-las, fechou-se a seguinte parceria: a Emurb entra com o conhecimento técnico, indicando possibilidades de trabalhar com pouco dinheiro, e ao mesmo tempo deixando os estabelecimentos charmosos; a Associação Comercial vai juntar-se com a iniciativa privada para a compra de tintas e materiais de construção.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
30/08/2007 Consumo de álcool entre jovens faz autoridades se reunirem
30/08/2007
São Paulo e Nova Iorque trabalham para a melhoria do ensino
29/08/2007
Depois de diversas tentativas, moção de deputado tenta reativar bar Riviera
29/08/2007
Casas podem ter paredes totalmente cobertas de plantas
28/08/2007
Museu da Cidade vai reunir acervo fotográfico
28/08/2007
Selo valoriza estabelecimentos que proibirem cigarro
27/08/2007
Criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência gera discussões
27/08/2007
Robô leva clientes até os produtos procurados
24/08/2007
Samba de Comunidade
23/08/2007
Comunidade ganha teatro dentro de escola pública
Mais matéria