política pública
21/01/2008

SP aprova Conselho Municipal de Juventude

Heitor Augusto


A Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou a criação do Conselho Municipal de Juventude, que será formado por representantes do poder público e da sociedade civil. Fiscalizar e fomentar políticas públicas para os jovens são as principais atribuições do órgão. A lei que criou o conselho ainda precisa ser sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) para entrar em vigor.

Ao todo serão 24 conselheiros. A fatia destinada à sociedade civil terá obrigatoriamente pelo menos quatro jovens (representantes de grêmios estudantes de escolas públicas e privadas), além de oito membros de entidades que trabalham com cultura, educação, lazer, sexualidade, entre outros.

Já os 12 assentos destinados ao poder público serão ocupados pelos representantes das secretarias municipais. “Uma vez implementado, o Conselho poderá dar oportunidade para que os jovens definitivamente opinem e conduzam seus destinos políticos em São Paulo”, afirma o vereador Carlos Bezerra Jr. (PSDB), autor do projeto.

O Conselho pode vir a suprir uma lacuna aberta com a extinção da Comissão Municipal de Juventude da Câmara dos Vereadores. “Eliminá-la foi um retrocesso”, avalia Bezerra Jr.

Manutenção financeira do órgão, diretrizes específicas e nome dos conselheiros só serão decididos quando a lei for sancionada por Kassab.

Disputa política
O texto inicial foi redigido em 2005 pelos vereadores Carlos Bezerra Jr. (PSDB, à época presidente da Comissão de Juventude da Câmara) – e Soninha Francine (à época no PT, hoje no PPS, ex-vice-presidente da Comissão).

A bancada do “centrão”, formada por 20 vereadores do PR, PMDB, PP e PTB, condicionou a aprovação do projeto à retirada do nome de Soninha da autoria. A medida foi uma retaliação porque a vereadora se absteve na votação que elegeu Antonio Carlos Rodrigues (PR) presidente da Casa – Soninha alegou necessidade de maior debate sobre a candidatura.

Links relacionados:
Festival para jovens vai movimentar Parque da Juventude
Cinema de qualidade no Parque da Juventude
26% das subprefeituras têm número de jovens na universidade maior que a média brasileira
Em Paraisópolis, menos de 1% dos jovens estão na universidade

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
18/01/2008 Viaduto na zona leste vai ganhar centro poliesportivo
17/01/2008
Baccarelli, de sede nova, vira tema do samba-enredo da Vai-Vai
15/01/2008
Novas regras revoltam motoboys
15/01/2008 25 centavos para puxar a descarga
14/01/2008 Parceria promete aquecer baladas da cidade
11/01/2008 Depois dos aeroportos, terminais de ônibus podem ter juizados especiais
10/01/2008
Projeto de estudante propõe alternativa ao Fábrica de Sonhos, da prefeitura
10/01/2008
Prefeitura burla Lei Cidade Limpa?
26/12/2007
Um fácil acesso a educação
24/12/2007 Guia mostra os atrativos para o público GLS que visita São Paulo
Mais matérias