.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

ensino fundamental
24/03/2005
Alunos de 4ª e 8ª séries da rede pública terão nova avaliação

A partir desse ano, os cerca de 5 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries de todas as escolas da rede pública do país serão avaliados por um novo instrumento: a Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar). Antes, a aferição de qualidade do sistema educacional nessa faixa etária era realizada, por meio de amostragem, pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que também é aplicado a estudantes da 3ª série do médio.

O processo foi apresentado ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC. A Anresc será aplicada anualmente no mês de novembro para todos os alunos das duas séries em escolas públicas. Cada edição avaliará uma área. Neste ano será a leitura e, no próximo, matemática.

O objetivo do novo instrumento será, principalmente, oferecer aos governos estaduais e prefeituras municipais uma avaliação específica de suas escolas --antes, os resultados saíam apenas por Estados e regiões.

Depois de avaliada, cada unidade escolar será classificada de acordo com a pontuação adotada pelo Saeb e dentro dos critérios de muito crítico, crítico, intermediário ou adequado. Segundo o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo, 'a Anresc vai fazer um retrato preciso do interior da escola pública brasileira'.

O Saeb, exame bienal de proficiência em matemática e português, segundo anunciou o Inep, passa agora a se chamar Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica). Seus objetivos, porém, continuarão os mesmos, inclusive para ser mantida a possibilidade de comparação com anos anteriores.

As informações são da Folha Online.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
24/03/2005
Inflação cai pela metade em março apesar da pressão dos ônibus
23/03/2005
Desemprego sobe pelo segundo mês e atinge 10,6% da PEA, diz IBGE
23/03/2005
Um país redescoberto
23/03/2005
Senado volta atrás e não autoriza aumento para verba indenizatória
23/03/2005
MEC alerta sobre golpes virtuais contra o Prouni
22/03/2005
INSS vê 3 mi de benefícios com irregularidades
22/03/2005
Estudantes aprendem o valor da leitura
22/03/2005
No Dia da Água, uma taxa por seu uso
22/03/2005
Instituição comunitária terá tratamento diferenciado na reforma
22/03/2005
Brasil, Espanha e França firmam acordo pela diversidade cultural