Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2004 - 10h14

Procura-se o melhor weblog!

da Deutsche Welle, na Alemanha

DW-WORLD lança o prêmio internacional de weblog, intitulado "The BOBs Best Of The Blogs". A largada para o concurso será no dia 17 de setembro de 2004.

Weblogs assim são chamados as anotações pessoais publicadas na internet, que se tornam cada vez mais apreciados em todo o mundo e, em parte, já são até mesmo cult. Weblogs abordam temas variados; ultimamente surge um número crescente de weblogs políticos. Assim, por exemplo, na convenção do Partido Democrata dos EUA, em Boston, onde o weblog foi escolhido como forma de divulgação em tempo real.Contribuições de todo o mundoGuido Baumhauer, chefe de DW-WORLD, já aguarda ansioso, para ver quem participará do concurso: "Esperamos contribuições de todo o mundo para o concurso 'Deutsche Welle International Weblog Awards 2004'. Afinal, o prêmio 'The BOBs' será concedido em sete idiomas e em nada menos que onze categorias. Isto é sensacional."O concurso será promovido nos idiomas árabe, chinês, alemão, inglês, russo, português e espanhol. Estas são as línguas principais da oferta online de DW-WORLD. Ao lado das categorias "Melhor Weblog", "Melhor Temática", "Melhor Design" e "Melhor Inovação", em que poderão concorrer contribuições de todas as línguas do concurso, haverá também um prêmio para o "Melhor Blog Jornalístico" em cada um dos sete idiomas.Liberdade de manifestação do pensamentoO destaque para os weblogs jornalísticos é intencional. Baumhauer esclarece: "O aniversário de DW-WORLD não é o único motivo para promover um concurso internacional de weblog. Emissora internacional e portal da internet, a Deutsche Welle atua desde a sua fundação no ano de 1953, como fomentadora da liberdade de informação e de imprensa em muitos países do mundo."Na opinião de Baumhauer, a Deutsche Welle pode dar mais uma contribuição para a liberdade mundial de expressão do pensamento, através da concessão do prêmio. "Da mesma forma como a internet revolucionou o cenário da mídia, há algumas décadas, os weblogs significam uma nova revolução na transmissão de informações dentro da internet", afirma Baumhauer. E ele está convencido: "Onde os weblogs surgem como páginas privadas de notícias, eles dão uma contribuição valiosa para a liberdade de imprensa e de informação, especialmente através do seu caráter descentralizado."Diários já não são privadosOs weblogs são publicados nas mais diversas formas, por exemplo como diário. Assim, escrever diário já deixou, há muito, de ser algo privado. Terminaram os tempos em que os diários dispunham de cadeados e eram trancados em gavetas. Os diários na internet estão abertos a todos e são muito apreciados. Calcula-se que já existam cerca de cinco milhões desses diários online. E seu número aumento a cada dia.Para saber qual deles poderá ostentar o título de "Best Of The Blogs", há ainda que ter um pouco de paciência. De 17/09 até 17/10/2004 (fase de sugestões), os fãs de weblogs de todo o mundo poderão apresentar os seus candidatos favoritos no site "www.thebobs.de". Em seguida, um júri internacional composto de jornalistas independentes, pesquisadores de mídia e especialistas em weblog nomeará dez finalistas em cada uma das categorias do concurso.Será concedido um total de 22 prêmios nas onze categorias em cada categoria, um prêmio do júri e um prêmio dos usuários da internet. Os vencedores dos prêmios dos usuários serão escolhidos através de votação online, no período de 01/11 até 05/12/2004. Após o encerramento da fase de decisão, finalmente os resultados: no dia 06/12/2004, serão anunciados os vencedores dos BOBs-Awards e eles poderão alegrar-se não apenas com os títulos merecidos, mas também com prêmios atraentes.

Continua...
 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade