Publicidade
Publicidade
26/01/2004
-
13h26
Uma fascinante homenagem à Viena dos tempos da imperatriz Maria Teresa estreou em Dresden, em 26 de janeiro de 1911. Richard Strauss, um dos maiores compositores do século 20, compôs a música para uma leve história de amor em estilo rococó, de autoria de Hugo von Hofmannsthal.
O conde Octaviano, de 17 anos, é o amante da bela e madura Marechala von Werdenberg. Por ser tão jovem, seu papel é interpretado por uma mulher. Strauss criou para sopranos os três personagens principais da ópera: a Marechala, Octaviano e Sophie (namorada de Octaviano). O início do 3º ato, quando os três cantam juntos, é um dos melhores exemplos das criações para vozes femininas encontradas nas óperas do compositor alemão.
O libretista Hugo von Hofmannsthal concebeu uma Marechala de personalidade forte. No penúltimo momento da ópera, ela elegantemente desiste de seu jovem amante (Octaviano), ao vê-lo novamente apaixonado por alguém da sua idade (Sophie). Na história de Hugo von Hofmannsthal, o amor é simultaneamente mantido e altruisticamente cedido. "Eu escolhi amá-lo da forma certa", canta Marechala. "Então, eu amaria até mesmo o seu amor por outra... A maioria das coisas deste mundo são inacreditáveis quando se ouve falar nelas. Mas quando elas acontecem com você, você acredita nelas e não sabe por quê. (...) Então, que seja assim."
Continua...
Calendário Histórico - 1911: Estréia "O Cavaleiro da Rosa"
da Deutsche WelleUma fascinante homenagem à Viena dos tempos da imperatriz Maria Teresa estreou em Dresden, em 26 de janeiro de 1911. Richard Strauss, um dos maiores compositores do século 20, compôs a música para uma leve história de amor em estilo rococó, de autoria de Hugo von Hofmannsthal.
O conde Octaviano, de 17 anos, é o amante da bela e madura Marechala von Werdenberg. Por ser tão jovem, seu papel é interpretado por uma mulher. Strauss criou para sopranos os três personagens principais da ópera: a Marechala, Octaviano e Sophie (namorada de Octaviano). O início do 3º ato, quando os três cantam juntos, é um dos melhores exemplos das criações para vozes femininas encontradas nas óperas do compositor alemão.
O libretista Hugo von Hofmannsthal concebeu uma Marechala de personalidade forte. No penúltimo momento da ópera, ela elegantemente desiste de seu jovem amante (Octaviano), ao vê-lo novamente apaixonado por alguém da sua idade (Sophie). Na história de Hugo von Hofmannsthal, o amor é simultaneamente mantido e altruisticamente cedido. "Eu escolhi amá-lo da forma certa", canta Marechala. "Então, eu amaria até mesmo o seu amor por outra... A maioria das coisas deste mundo são inacreditáveis quando se ouve falar nelas. Mas quando elas acontecem com você, você acredita nelas e não sabe por quê. (...) Então, que seja assim."
Continua...
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alvo de piadas, Barron Trump se adapta à vida de filho do presidente
- Facções terroristas recrutam jovens em campos de refugiados
- Trabalhadores impulsionam oposição do setor de tecnologia a Donald Trump
- Atentado contra Suprema Corte do Afeganistão mata 19 e fere 41
- Regime sírio enforcou até 13 mil oponentes em prisão, diz ONG
+ Comentadas
- Parlamento de Israel regulariza assentamentos ilegais na Cisjordânia
- Após difamação por foto com Merkel, refugiado sírio processa Facebook
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.